05/11/2018

Atleta de Artur Nogueira luta por vaga na Seleção Brasileira de Judô

Camila Aparecida dos Santos Vieira, de 16 anos, ficou com a terceira colocação da seletiva que continuará

A Confederação Brasileira de Judô, em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes, a Sogipa e a Federação Gaúcha de Judô, realizou entre os dias 2 e 3 de novembro, a Seletiva Nacional de Base sub 18. O evento foi realizado na Universidade La Salle, na cidade de Canoas (RS). A competição marca o início do processo de formação da Seleção Brasileira Juvenil (Sub-18) para o ano de 2019 ao distribuir os primeiros pontos para o Ranking Nacional.

No total participaram 485 atletas, de 161 clubes, envolvendo 21 estados brasileiros mais o Distrito Federal. A moradora de Artur Nogueira Camila Aparecida dos Santos Vieira, de 16 anos, esteve presente.

A programação oficial começou, na quinta-feira (1), com o credenciamento de atletas e técnicos, além do sorteio das chaves de todas as categorias em disputa. Os primeiros judocas entraram no tatame na sexta-feira (2), às 9h, para as lutas das categorias masculinas. Camila lutou no sábado (3), na categoria meio leve (-48kg). Devido ao ótimo desempenho em 2018, a nogueirense foi uma das cabeças de chave dessa categoria.

Na primeira luta, Camila derrotou Fabiane Pires do SESI do Distrito Federal. Na segunda rodada, derrotou já no Golden Score (tempo desempate), a paranaense Ana Cassita. Na semi-final, Camila enfrentou a numero 1 do ranking, Alexia Vitória, do Mato Grosso do Sul. Camila surpreendeu a líder do ranking logo no primeiro minuto: wazzari para a nogueirense. No decorrer da luta, Alexia usou de experiência para neutralizar o judô de Camila, que acabou sofrendo três punições. Mesmo com a pontuação e sem sofrer uma queda se quer, Camila foi derrotada pelas punições. Alexia seguiu sem perder na competição e foi a campeã da categoria.

A derrota não abalou Camila que seguiu na repescagem contra a gaúcha Gabriela Calvetti. Vitória de Camila por estrangulamento. Na última luta, a nogueirense enfrentou a paulistana Maria Eduarda Silva. Com dois wazzari, Camila venceu e ficou com a terceira colocação da seletiva. O pódio garante 100 pontos para o ranking 2019 e a vaga para Camila disputar o Meeting Nacional de Base, a ser realizado em São Paulo entre os dias 2 e 3 de fevereiro.

A campeã do Meeting garante vaga para o estágio Internacional na Alemanha, já representando o Brasil. “Estou muito feliz com o resultado. Agradeço muito primeiramente a Deus. Agradeço aos meus parceiros de treino e aos senseis que me auxiliam. Agradeço a minha família e ao meu sensei/companheiro Rodolpho Lavoura e Lucas Vieira por estarem comigo até o último segundo e por me mostrarem que basta querer para poder alcançar”, comemora Camila que também agradece a todos que torceram e de alguma forma contribuíram para a conquista.

“Escolher ser atleta não é uma escolha fácil. A luta começa na busca por verba para poder subsidiar as viagens e competições. Continua com a preocupação em manter o peso de sua categoria. E no estágio final, a competição, onde encara centenas de pessoas que sonham o mesmo que você. Para vencer tudo isso, o atleta se abdica de muita coisa. A entrega tem que ser total, e Camila está nesse caminho”, explica o professor e técnico Rodolpho Lavoura.

O também nogueirense Lucas Brito disputará a Seletiva Nacional de Base no início de dezembro, em Curitiba (PR). “Lucas Brito e Camila Vieira são exemplos de que um projeto sério e desenvolvido a longo prazo gera frutos. São exemplos para nossas crianças que sonham com algo que parece ser distante. A mensagem do Projeto Judô Esporte Social através desses dois atletas é que, se temos algum objetivo, devemos trabalhar duro até conquistá-lo”, conclui o professor.

Camila ficou com a terceira colocação da seletiva

Camila Aparecida dos Santos Vieira 

Camila tem 16 anos e iniciou o Judô no Projeto Judô Esporte Social em 2015, devido ao incentivo do irmão Lucas Vieira, de 20 anos, também atleta e estagiário da Secretaria de Esportes. No início de 2018, Camila foi convocada a fazer parte do Centro de Excelência de Judô do Estado de São Paulo. Desde então mora e treina no Ibirapuera durante a semana, compete e treina com a equipe de Artur Nogueira aos finais de semana.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.