28/10/2014

Associação dos Advogados de Artur Nogueira completa 15 anos e relembra conquistas

Grupo que ajudou a criar o Fórum Distrital luta hoje por uma OAB local e pela instalação da 2ª vara

A Associação dos Advogados de Artur Nogueira (AAAN) comemorou com uma confraternização os 15 anos do grupo na tarde da última segunda-feira (27), na sala da OAB do Fórum Distrital. O encontro reuniu associados, o presidente e o secretário da OAB de Mogi Mirim, André Aparecido Barbosa e Sandro Henrique Natividade, respectivamente, e relembrou as conquistas da associação.

Segundo conta a secretária da AAAN, Carmem Josefina Maciel, que participou da criação do grupo em 27 de outubro de 1999, a associação surgiu pela necessidade de aproximar os advogados locais. “A ideia era criar um grupo para unir forças e conseguir melhorias para a classe. Como foi com o Fórum”, explica Carmem.

Até o início de dezembro de 2007 Artur Nogueira não possuía um Fórum, por isso todas os processos eram encaminhados à comarca de Mogi Mirim, para onde o distrito de Artur Nogueira respondia.

Após alguns anos de luta junto da OAB de Mogi Mirim e de outros grupos jurídicos, Artur Nogueira instalou o Fórum Distrital, inaugurado em 10 de dezembro de 2007, sendo também o 4º Fórum digital de São Paulo.  “Sem dúvidas essa foi uma das nossas maiores conquistas”, ressalta a atual presidente da AAAN, Maria Aparecida da Silva Barboni.

Hoje a associação luta pela instalação da OAB Artur Nogueira e pela criação da 2ª vara no Fórum. “Para a OAB em Artur Nogueira já temos tudo encaminhado, só basta uma autorização”, revela Carmem. De acordo com a secretária a OAB na cidade agilizaria os processos e beneficiaria, principalmente, a população carente que precisa de um defensor público. “Hoje quando alguém precisa de um defensor ele tem que ir até Campinas e fazer a triagem [seleção do defensor] lá. Com a instalação da OAB aqui isso não será mais preciso pois se terá uma autonomia local.” A OAB de Artur Nogueira englobaria, além de Artur Nogueira, as cidades de Engenheiro Coelho e Holambra.

Já a criação da 2ª vara vem de encontro com a necessidade de, segundo a presidente da AAAN, aliviar o volume de processos acumulados. “O Fórum de Artur Nogueira só tem uma vara, então o que nós queremos é implantar a 2ª vara, transformando o Fórum em Comarca, e instalar a sucessão de Artur Nogueira”, pontua Maria. Segundo ela é comum os juízes trabalharem com 4 a 5 mil processos, mas em Artur Nogueira o juiz já teve que trabalhar com 18 mil processos. Com a 2ª vara mais profissionais seriam destinados ao município o que traria agilidade ao trabalho.

Diretoria

Atualmente a diretoria da AAAN é composta pela presidente Maria Aparecida da Silva Barboni, a vice-presidente Cirlei M. Matiusso, a secretária Carmem Josefina Maciel, o tesoureiro Marcos Daniel Capellin, e possui cerca de 50 associados.

DSC_0498


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.