ASSISTA: Capitão Hoio fala ao Portal On sobre política de Artur Nogueira
Candidato destacou temas que considera prioridade no município e disse que, se eleito, gerirá Executivo sob a ótica da ‘igreja e da família’
Da redação
Em entrevista ao Portal On Entrevista, na última terça-feira (20), o candidato a prefeito de Artur Nogueira Capitão Hoio falou sobre diversos temas do âmbito de políticas públicas, seguindo sorteio realizado ao vivo, e sobre sua visão das áreas de segurança pública, esporte, educação, entre outros.
Um dos temas sobre os quais o candidato falou é o aumento do efetivo da Guarda Municipal (GM). Segundo ele, a GM conta com 49 agentes, enquanto o número ideal seria de 112. Ele criticou o concurso público em andamento, que prevê apenas cinco vagas para novos guardas. “Não tem como fazer omelete sem ovo”, afirmou.
Para o candidato, o efetivo da guarda nogueirense não recebe incentivo da prefeitura. “Se não me engano, em abril de 2023, foi encaminhado um projeto de lei de autoria do nosso prefeito querendo cortar esses benefícios (por tempo de serviço). Os guardas ficaram sabendo, foram até a câmara e conseguiram um lobby, junto ao poder legislativo, e barraram esse projeto. Então, é difícil. Já está sem efetivo, o efetivo não está motivado. Como é que faz para colocar todos esses projetos?”.
Sobre o âmbito dos esportes, segundo tema sorteado, o candidato disse que pensa a área sob as óticas do lazer, saúde e alto rendimento. Ele afirmou que o esporte deve ocupar espaço prioritário nos projetos voltados à área de lazer em Artur Nogueira, e classificou como ‘inadmissível’ que a premiação entregue a vencedoras do concurso de Rainha Do Carnaval seja ‘quase praticamente igual’, nas palavras dele, à de um campeonato amador de futebol. Hoio também negou boatos que, segundo ele, diziam que ele acabaria com o vôlei na cidade. “Nós não vamos acabar com o vôlei, não. Pelo contrário. Nós vamos incentivar todos os esportes, todas as modalidades, inclusive as individuais”.
Ele afirmou ainda que é necessário que haja números indicando quais práticas esportivas devem ser destinadas a recortes da população. “A gente precisa de numéricos indicadores, indicando quantas pessoas idosas precisam de esporte aquático, por exemplo. A gente tem uma piscina na prefeitura que é inutilizada, que a gente não usa (…). Quantos velhinhos com osteoporose poderiam estar fazendo uma hidroginástica? Quantas crianças com bronquite?”
Hoio colocou o combate às drogas à frente do debate sobre educação e disse que a maior preocupação dos pais e responsável é que ‘o filho se perca em más companhias e drogas’. O candidato destacou que um caminho seria reforçar a presença de figuras de autoridade dentro das escolas através dos cargos de inspetores, e disse que ‘o país passa por uma crise de autoridade’. Hoio afirmou que, dentro de um projeto de seu governo para a área, quer colocar um policial militar ou guarda municipal qualificados em cada escola.
Para o candidato, a estratégia coibiria 70% do ‘problema da droga na escola, que hoje é o grande problema, que destrói as nossas famílias’, disse. Hoio destacou outra estratégia do projeto, que é levar cães policiais farejadores duas vezes por semana às escolas da cidade.
Hoio fechou o tema afirmando que seu projeto de governo gerirá a área da educação a partir dos filtros de ‘família e igreja’.
Você pode assistir à entrevista completa aqui:
………………………………………………………….
Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON
É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.