01/03/2011

Árvores sofrem vandalismo durante pré-carnaval

Alguns ipês foram entortados, despedaçados e quebrados durante folia

Alex Bússulo

A prévia do Carnaval nogueirense, realizada na tarde do último domingo (27), deixou marcas no canteiro da avenida Dr. Fernando Arens, no centro de Artur Nogueira.

Na tarde de segunda-feira (01), a equipe do NOGUEIRENSE percorreu a avenida e constatou os danos nas árvores da espécie de ipês amarelos, plantadas há cerca de dois meses pela prefeitura.

O caso mais grave foi encontrado em frente a sede do Clube Recreativo Floresta, onde a árvore foi quebrada ao meio.

Em outros pontos, algumas plantas foram entortadas.

A Secretária de Obras do município informou que estuda uma forma de proteger as plantas. “O problema é que o máximo que dá pra fazer é colocar aqueles protetores metálicos ou tutores de madeira. Só que esses protetores ou tutores podem acabar virando armas numa eventual confusão. Temos discutido bastante e iremos chegar a uma conclusão do que será feito nos próximos dias”, afirma o secretário de obras, Fernando Arrivabene.

O secretário ainda informou que em casos de danos nas plantas haverá reposição. “Se poucas árvores forem danificadas, temos algumas sobressalentes no viveiro, do mesmo lote”, afirma Arrivabene.

Danificar árvores, além de deixar a cidade com aparência negativa e prejudicar o meio ambiente, é considerado crime ambiental. A lei de número 9605/98, em seu artigo 63, prevê como pena, reclusão de um a três anos e multa para quem danificar árvores preservadas ou de locais públicos.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.