Árvore de grande porte é cortada no Cinturão Verde de Artur Nogueira
Prefeitura informou que “a árvore estava seca e apresentava sinais visíveis de morte, o que gerava riscos estruturais e fitossanitários, comprometendo a segurança da população local”
Da redação
Uma árvore de grande porte, identificada como Figueira (Ficus), que estava plantada no Cinturão Verde, em frente à Câmara Municipal de Artur Nogueira, foi cortada pelas equipes da Prefeitura. Em nota, a Administração informou que “a árvore estava seca e apresentava sinais visíveis de morte, o que gerava riscos estruturais e fitossanitários, comprometendo a segurança da população local”.
O corte ocorreu na manhã de terça-feira (20) e, devido ao tamanho da árvore, foi necessária a interdição de algumas vias. Com uma motosserra, um funcionário começou a cortar o tronco da árvore, e uma máquina a derrubou. Em seguida, foi realizado um trabalho de limpeza e remoção dos galhos e troncos.
A Administração Municipal informou que o corte da árvore foi realizado após uma criteriosa análise técnica. Outras árvores também estão sendo monitoradas, e há suspeitas de envenenamento. A nota ainda ressalta que o trabalho de replantio de árvores está em andamento.
Confira a nota:
A Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, esclarece que a supressão de uma árvore de grande porte localizada no Cinturão Verde, em frente à Câmara Municipal, foi realizada após criteriosa análise técnica.
No dia 27 de maio de 2024, uma vistoria foi conduzida pela equipe técnica da Secretaria, que identificou a árvore como uma Figueira (Ficus). Durante a inspeção, constatou-se que a árvore estava seca e apresentava sinais visíveis de morte, o que gerava riscos estruturais e fitossanitários, comprometendo a segurança da população local. Diante desses fatores, a remoção foi considerada necessária.
Além disso, a Secretaria de Meio Ambiente está monitorando outras árvores na mesma quadra, pois outras quatro apresentaram sintomas semelhantes, possivelmente devido a envenenamento. Entretanto, até o momento, não há provas concretas para confirmar essa suspeita.
Quanto ao replantio, a Prefeitura informa que a substituição da árvore será realizada, porém não no mesmo local, devido à necessidade de recuperação do solo após a remoção da Figueira. A Administração Municipal reafirma seu compromisso com a preservação ambiental e a segurança dos munícipes”.
………………………………………………………….
Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON
É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.