17/08/2021

Artur Nogueira vacina adolescentes de 17 e 16 anos com comorbidades

Imunização desse grupo ocorre a partir desta quarta-feira (18); responsáveis devem assinar declaração caso não possam acompanhar adolescentes

Da redação

A Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Secretaria de Saúde, vacinará, a partir desta quarta-feira (18), adolescentes de 16 e 17 anos com comorbidades, além de gestantes e puérperas (até 45 dias).

Para se imunizar, além do CPF, RG, comprovante de residência e documento que comprove a comorbidade, o adolescente deverá estar acompanhados dos pais e/ou representante legal. Caso não seja possível a presença dos pais, o adolescente deverá apresentar obrigatoriamente uma declaração assinada pelo responsável legal, manifestando o consentimento à aplicação da dose no menor (veja modelo). 

Já para comprovar as doenças pré-existentes, será necessário apresentar carta médica e/ou exames e receitas. Serão vacinados somente aqueles que possuem comorbidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde (veja mais abaixo).

A vacinação no município ocorre no drive-thru da Unidade Básica de Saúde (UBS) Terezinha Vicensotti, no Jardim Conservani, das 9h às 11h e das 13h às 14h, e na sala de vacina do Espaço Mãe e Filho, das 9h às 15h, e mediante agendamento (3877-3751).

Inicialmente, os adolescentes receberão apenas imunizantes da Pfizer, a única vacina autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a ser aplicada nesta faixa etária.

COMORBIDADES RECONHECIDAS

– Insuficiência cardíaca
– Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar
– Cardiopatia hipertensiva
– Síndrome coronariana
– Valvopatias
– Miocardiopatias e pericardopatias
– Doença da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas
– Arritmias cardíacas
– Cardiopatias congênitas no adulto
– Próteses valvares e dispositivos cardíaco implantados
– Diabetes mellitus
– Pneumopatias crônicas graves
– Hipertensão arterial resistente
– Hipertensão artéria estágio 3
– Hipertensão artéria estágio 1 e 2 com lesão e órgão alvo
– Doença cerebrovascular
– Doença renal crônica
– Imunossuprimidos
– Anemia falciforme
– Obesidade mórbida
– Cirrose hepática
– HIV
– Doenças neurológicas crônicas

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.