01/06/2020

Artur Nogueira terá nova Unidade de Vigilância em Zoonoses

Setor da Prefeitura também realizará consultas veterinárias gratuitas à animais de moradores de baixa renda

Da redação

A Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, dará inicio em breve às atividades da nova Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) na cidade. As atividades do setor devem começar na próxima segunda-feira (2).

A UVZ irá operar segundo orientações do Ministério da Saúde, sob a portaria nº 1.138, de 23 de maio de 2014, que define as ações e os serviços de saúde voltados para vigilância, prevenção e controle de zoonoses e de acidentes causados por animais peçonhentos e venenosos, de relevância para a saúde pública.

Segundo a secretária de Saúde, Sandra Banin Gaido, “o pleno funcionamento da UVZ é uma conquista para a cidade em vários aspectos, principalmente pelo bem estar e cuidados aos animais, bem como a saúde pública de nossa cidade. Cada detalhe da estrutura, como do funcionamento da unidade estão alinhados com as exigências e orientações do Ministério da Saúde, para que Artur Nogueira seja, novamente, um destaque da região”, pontua.

As ações desenvolvidas pela UVZ serão:

Controle e inspeções zoosanitárias programadas com base nas solicitações da população e de diferentes órgãos públicos. As vistorias tem o objetivo de averiguar os problemas trazidos pelos animais presentes no município, bem como denúncias de maus tratos, alojamento impróprio e falta de higiene, entre outros;

Controle de animais sinantrópicos e peçonhentos para impedir a propagação de zoonoses que podem ser transmitidas por este grupo de animais; como ratos, baratas, pombos, moscas, pulgas, mosquitos, cobras, morcegos, aranhas e escorpiões, entre outros;

Investigação de acidentes e ataques de mordidas de animais e acompanhamento de 10 dias do animal (gato/cachorro) para sanar suspeitas de contaminação por raiva;

  • Treinamento para protetores de animais domésticos (gato/cachorro)
  • Controle e combate a dengue/chikungunya/zika
  • Controle e combate de doenças zoonoses, como por exemplo a raiva e a febre maculosa

Acompanhamento de acidentes e denúncias de maus tratos animais;

Atuação na informação a população sobre as principais doenças zoonoses, métodos de prevenção e tratamento. Bem como cursos que serão ministrados nas escolas e para pessoas que desejam saber mais a respeito.

Além destas ações, a unidade também contará com consultas veterinárias gratuitas, onde o animal será atendido, terá um diagnóstico e o dono receberá as orientações necessárias sobre como proceder com o caso e quais os locais apropriados. As famílias interessadas na consulta deverão comprovar a baixa renda através de uma triagem que envolve, por exemplo, a confirmação de que a família participa de algum programa assistencial do governo.

O coordenador de Vigilância em Saúde, Marcelo Silva, explica que “essa consulta veterinária serve para auxiliar as famílias de baixa renda que necessitam de um diagnóstico primário sobre a saúde de seu animal. É importante que todos recebam de forma gratuita a orientação profissional necessária sobre como cuidar e tratar de seu animal e entendam que é apenas uma consulta, sendo necessário que o dono siga as instruções do médico veterinário acerca do melhor caminho a seguir dali em diante”, define.

A UVZ também contará com um pequeno canil dedicado a animais de rua em situação agressiva que ofereçam risco à população. Um espaço que serve como uma quarentena para análise da saúde do animal para suspeitas de zoonoses como a raiva, por exemplo.

O prefeito de Artur Nogueira, Ivan Vicensotti, comemora a conquista. “É uma felicidade muito grande poder realizar mais este sonho em nossa cidade. A muito tempo Artur Nogueira necessitava de um espaço adequado para a implantação de uma UVZ e para que os animais e a população pudessem receber toda atenção e cuidados que uma unidade de vigilância de zoonose pode oferecer e, a partir de agora, nós temos”, afirma.

A unidade da UVZ dará início a suas atividades a partir da próxima segunda-feira (2) e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. O setor está localizado no início da Estrada do São Bento, ao lado da Delegacia de Polícia Civil do município.

Marcelo Silva, coordenador de Vigilância e Saúde de Artur Nogueira, esteve em entrevista ao Portal Nogueirense nesta quinta-feira (27) e falou sobre o tema e sobre a suspeita de corona vírus no município. Confira a entrevista na íntegra:

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.