17/07/2020

Artur Nogueira terá Centro de Apoio e Triagem ao Covid-19

Atendimentos começam neste sábado (18) e acontecem das 7 às 19 horas

Da redação

A Prefeitura de Artur Nogueira, através da Secretaria de Saúde, informa que está implantando no município o Centro de Apoio e Triagem ao Covid-19. O objetivo será dar mais celeridade e segurança aos pacientes, além de desafogar o atendimento nos PSFs. O novo modelo de atendimento passa a vigorar neste sábado (18).

Este serviço realizará atendimentos aos pacientes com sintomas respiratórios (quadro gripal suspeita de Covid-19) que serão direcionados das unidades de saúde, hospital local, demanda espontânea e outros serviços. A principal função deste serviço é o atendimento imediato destes pacientes por uma equipe especializada e treinada para atender, orientar e acompanhar estes casos.

O paciente será recepcionado neste local e já orientado logo na chegada de como utilizar máscara e fazer a higienização das mãos. Depois os profissionais colherão todos os dados pessoais do paciente e realizarão a pré-consulta de enfermagem, onde verificarão os sinais vitais para que em seguida seja realizado o atendimento médico e seja feita a classificação. A partir daí, será tomada a conduta adequada e individualizada para cada caso.

Edney Pires e Silva é enfermeiro coordenador do Centro de Apoio e Triagem do Covid-19. Ele explica que o centro trará mais agilidade e segurança no combate à pandemia. “A importância do atendimento centralizado é uma melhor assistência à população com uma equipe específica para isso e com equipamentos de proteção individual, focada realmente num diagnóstico rápido e preciso”, comenta Edney.

O coordenador também explica que o novo modelo dará mais tranquilidade nos atendimentos dos PSFs. “Outra vantagem é que isso vai tirar a sobrecarga das unidades e, dessa forma, começarmos a pensar na retomada dos agendamentos de pessoas com outras necessidades, com comorbidades que acabam sendo motivos para o agravamento do quadro de Covid-19”, explica Edney.

Mônica Araújo da Silva, também coordenadora, explica como vai ocorrer o atendimento das pessoas que forem até o local. “Vão acontecer duas triagens em uma tenda instalada fora da unidade, uma para orientação dos pacientes, organizando eles e fazendo uma pré-triagem. Depois disso será feita outra triagem para aferir sinais vitais e fazendo a descrição dos sintomas. Após a passagem da pré-triagem e triagem, esse paciente entra para a sala de espera já na frente do consultório. Teremos um fluxo unidirecional, os pacientes não vão precisar ficar transitando”, diz a coordenadora.

Sandra Banin Gaido, secretaria de Saúde, explica que esse é um serviço que foi amplamente discutido e planejado por técnicos da pasta. “Nós temos pensado dia a dia em ações que melhorem o atendimento à população. Não tenho dúvida que essa nova etapa será bastante efetiva no combate a esse momento tão difícil que estamos passando, com fé e muito trabalho vamos superar tudo isso”, exclama Sandra.

O Centro de Apoio e Triagem ao Covid-19 ficará na Rua Dr. Fernando Arens, 939, esquina com a Rua Francisco Cabrino, dando início nas atividades do antigo Pronto Socorro.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.