05/11/2021

Artur Nogueira tem mais de 4 mil moradores com a 2ª dose da vacina Covid atrasada

Prefeitura diz que faz busca a essas pessoas com a vacina atrasada

Da redação

A cidade de Artur Nogueira está com mais de 4 mil moradores com a 2ª dose da vacina contra a Covid-19 atrasada. Vale lembra que é preciso estar com o esquema vacinal completo para garantir a proteção contra a o vírus.

Os dados foram informados nesta quinta-feira (04), através do departamento de comunicação da administração pública. “Há 2.751 de moradores que ainda não tomaram a 2ª dose da Pfizer, 396 da CoronaVac e 933 da Astrazeneca”, diz a nota.

De acordo com a administração pública, esse aumento no número de faltosos é em virtude de mudanças no calendário. “O aumento expressivo desde o último levantamento se deu em virtude da diminuição dos intervalos das doses da Pfizer e Astrazeneca. Isso porque, apesar de a carteirinha do morador conter a data com o antigo intervalo, o sistema VaciVida contabiliza como faltoso aquele que não acompanhou o adiantamento anunciado pelo Governo do Estado posteriormente”, argumentou.

No caso da Pfizer, o intervalo passou de 12 semanas para 21 dias para adultos e de 12 para 8 semanas para adolescentes. Já o intervalo da Astrazeneca passou de 12 semanas para 8 para adultos.

O que a Prefeitura tem feito para alcançar essas pessoas?

A Prefeitura destaca que tem feito  uma busca a esses moradores faltosos através dos sistema VaciVida. “Com base nessa ferramenta, a Prefeitura, por meio do departamento de Vigilância Epidemiológica, extrai uma planilha com os dados dessas pessoas que não voltaram para completar o ciclo de imunização, e liga de morador a morador para entender o porquê não retornaram, e orientar que o faça o quanto antes. Nas ligações, os agentes também orientam os munícipes sobre o adiantamento dos intervalos da Pfizer e Astrazeneca”.

A administração lembra que a aplicação das segundas doses não requer agendamento justamente para incentivar que o morador complete o ciclo de imunização com maior facilidade. “Ainda na intenção de conscientizar a população sobre a importância da segunda dose, a Prefeitura constantemente investe em ações publicitárias em suas redes sociais e por meio de carros de som”, afirmou.

Dia D

O município realizará mais um Dia D de vacinação neste sábado (06), a fim de alcançar os faltosos que, por algum motivo, não conseguem se vacinar durante a semana. A vacinação ocorre das 8h às 15h. A Imunização ocorrerá no sistema drive-thru e no Espaço Mãe e Filho, sendo que nos dois casos não é necessário agendamento, já que as vacinas serão aplicadas sob livre demanda.

As doses estarão disponíveis para a aplicação em todos os grupos que já foram liberados a se vacinar e ainda não compareceram aos postos, incluindo as primeiras, segundas e terceiras doses (idosos acima de 60 anos, imunossuprimidos e profissionais da saúde).

A aplicação ocorrerá no sistema drive-thru para moradores de carros, motos ou bicicletas, em uma tenda instalada em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) Terezinha Vicensotti, no Jardim Conservani; e na sala de vacina do Espaço Mãe e Filho para moradores a pé.

……………………………………..

Tem uma sugestão de entrevista? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.