07/09/2020

Artur Nogueira tem aumento na exposição a crimes violentos no 1º semestre do ano

Dados são do Índice de Exposição a Crimes Violentos, promovido pelo Instituto Sou da Paz

Da redação

O Instituto Sou da Paz promoveu uma publicação atualizada sobre o Índice de Exposição a Crimes Violentos (IECV). O levantamento busca medir a exposição à violência nas cidades do estado de São Paulo que possuem mais de 50 mil habitantes. O instituto fez um comparativo do índice referente ao primeiro semestre desse ano (2020), comparado com o mesmo período de 2019. Conforme o levantamento, o índice geral do estado caiu 11%. Esse fenômeno está intrinsecamente ligado à pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19), que reduziu a exposição da população. Apesar da redução no estado, em Artur Nogueira ocorreu aumento no índice.

Lançado pela primeira vez em 2018, o Índice de Exposição a Crimes Violentos foi criado para viabilizar uma avaliação que ofereça um panorama amplo sobre a violência e sobre a segurança pública no estado de São Paulo. Para isso são analisadas diferentes tendências criminais, permitindo a comparação das estatísticas entre cidades e distritos policiais ao longo do tempo, desta forma, havendo a comparação do nível de exposição da população a esses crimes.

O IECV é calculado a partir da média ponderada de três subíndices: crimes letais (homicídio e latrocínio), crimes contra a dignidade sexual (estupro) e crimes contra o patrimônio (roubo – outros, roubo de veículo e roubo de carga). São analisados, segundo esses critérios, os 139 municípios do estado com ao menos 50 mil habitantes.

“Devido à quarentena, houve uma profunda mudança na circulação e comportamento das pessoas, o que afetou o fenômeno criminal, tornando necessário um olhar detalhado e uma maior atenção dos gestores públicos para o período”, comenta Carolina Ricardo, diretora-executiva do Instituto Sou da Paz.

Entre os índices que sofreram alteração no estado no semestre estão os crimes patrimoniais, com queda de 31% dos roubos de veículos, por exemplo, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Por outro lado, os homicídios subiram 4,5% no estado no primeiro semestre de 2020. Os estupros no estado apresentaram queda de 14% durante o semestre.

“Mas os números podem ser maiores, já que este é um crime sujeito à subnotificação”, alerta Carolina. “O IECV é valioso por trazer um número que resume esse conjunto de crimes e por permitir a análise de como estes indicadores criminais variam em cada um dos municípios para os quais o IECV foi calculado. A partir dessa análise, cabe ao governo do estado de São Paulo e às autoridades dos municípios implementar medidas de segurança pública e de prevenção ao crime eficazes para diminuir a exposição à violência nas cidades paulistas”, conclui.

Especificamente em Artur Nogueira, o Índice de Exposição a Crimes Violentos apresentou aumento. Conforme os dados expostos pelo Instituto Sou da Paz, no primeiro semestre de 2019 o município teve a marca de 1,75 no índice, já no mesmo período de 2020, o resultado foi de 1,95.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.