02/10/2014

Artur Nogueira tem 43 novos doadores de sangue

Registro é do Hemocentro da Unicamp que fez coleta no município

O hemocentro da Unicamp coletou 99 bolsas de sangue na campanha de doação que ocorreu na manhã desta quinta-feira (2) em Artur Nogueira. Segundo a organização o público foi recorde e a procura superou o número de fichas disponíveis com 43 pessoas que se cadastraram pela primeira vez.

A expectativa para esta doação era de 140 doadores, mas o número não foi alcançado. “Tivemos uma grande procura e distribuímos 150 fichas, mas algumas pessoas saíram e não voltaram e outras foram reprovadas no teste”, pontua o técnico Hospitalar do Hemocentro da Unicamp, Rosano Gonçalves dos Santos, que disse que foram cadastrados 133 doadores no total.

Ainda de acordo com Santos, Artur Nogueira é uma cidade cuja população é assídua na doação e por isso pretendem aumentar a periodicidade. “Estamos estudando passar a realizar uma vez por mês no ano que vem, mas por enquanto as edições seguem bimestralmente.”

A campanha de doação ocorre em Artur Nogueira a mais de 20 anos, e é uma parceria do Hemocentro da Unicamp com a Secretaria de Saúde do município.

A próxima coleta será no dia 4 de dezembro, quando o hemocentro também disponibilizará 40 cadastros para doadores de medula óssea. Nesses casos, a pessoa que se cadastrar uma vez, não precisa refazê-lo.

DSC_0187DSC_0176DSC_0184DSC_0181

Doação

Para que a doação de sangue ocorra o voluntário precisa passar por cinco etapas: retirar senha, preencher e atualizar cadastro, fazer a triagem – onde ocorre verificação de pressão, teste de anemia e aplicação de um questionário –, coleta de sangue e lanche. Todo este processo pode levar mais de 80 minutos e cerca de 30% são reprovados na triagem por motivos diversos.

No dia da doação é preciso também estar alimentado – com comidas leves – e em bom estado de saúde, ter entre 18 e 69 anos e pesar no mínimo 50 kg.

O Hemocentro da Unicamp atende aos hospitais Dr. Leandro Franceschini, Estadual Sumaré, Municipal de Campinas Dr. Mário Gatti, Hospital e Maternidade Celso Pierro (PUCC 2), Centro Infantil Boldrini e Hospital de Clínicas da Unicamp. Bem como as Santas Casas e Prontos Socorros de 40 municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC) em que há campanhas de coleta de sague regulares. Ao todo são 68 hospitais cadastrados na Unicamp.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.