10/08/2019

Artur Nogueira sedia Comissão de Desenvolvimento Econômico e Social da RMC

Encontro reuniu representantes do Legislativo de cidades da região com intuito de fomentar estratégias que beneficiem municípios

Diego Faria

Ocorreu na manhã desta sexta-feira (9), na Câmara Municipal de Artur Nogueira, a primeira reunião da Comissão Temática de Desenvolvimento Econômico e Social do Parlamento da Região Metropolitana de Campinas (SP). O encontro reuniu representantes do Poder Legislativo de municípios da região e que integram a Comissão de Economia do Parlamento com o intuito de fomentar estratégias que beneficiem as cidades da RMC.

A primeira reunião da Comissão Temática de Desenvolvimento Econômico e Social, promovida em Artur Nogueira, teve como foco principal levantar quais são as principais demandas existentes nos municípios da RMC com relação ao tema. Estiveram presentes no encontro o 1º secretário da Câmara de Artur Nogueira e coordenador da Comissão de Desenvolvimento Econômico e Social do Parlamento da RMC, Rodrigo de Faveri (PTB); o presidente da Câmara de Holambra (SP), Janderson Ribeiro (Chiba – PP); o líder do Legislativo de Itatiba (SP), Ailton Fumachi (PL); também o presidente da Câmara de Indaiatuba (SP) e da Associação de Vereadores da RMC, Hélio Ribeiro (PSD).

Na reunião, os parlamentares debateram ideias de cunho econômico e social que possam colaborar com a fomentação de empregos, profissionalização e qualificação de mão de obra nos municípios da região. A busca por inserção de cursos profissionalizantes através de parcerias com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e com o Governo do Estado de São Paulo, estiveram na pauta do encontro realizado.

O vereador de Artur Nogueira, Rodrigo de Fáveri, acredita que o trabalho realizado pela Comissão de Desenvolvimento Econômico e Social junto ao Parlamento da RMC irá gerar frutos, não só para o município nogueirense, mas também para todos as demais cidades da região. “Trabalhar o desenvolvimento do empreendedor para a geração de empregos e renda é algo que eu realmente acredito e defendo. As comissões do Parlamento da RMC são uma ferramenta para termos maior atuação junto ao Executivo Estadual e Federal. A população precisa entender que o vereador não gera emprego e renda, ele ajuda a criar um ambiente propício, com políticas públicas para o desenvolvimento desses fatores. Esse processo de geração de renda e de empreendedorismo torna o indivíduo cada vez mais independente,” reflete.

O presidente da Câmara de Indaiatuba (SP) e da Associação de Vereadores da RMC, Hélio Ribeiro (PSD), ressalta a importância das comissões do Parlamento da RMC. “A partir do momento que criamos as comissões e discutimos assuntos pertinentes a elas, empoderamos o trabalho dos vereadores e pleiteamos junto ao Governo do Estado benefícios para os municípios no que se refere ao desenvolvimento da região. O caminho é identificarmos as necessidades de cada cidade por meio das comissões, como essa que ocorreu hoje, para então buscarmos recursos e benefícios com os governos Estadual e Federal”, afirma.

Além da Comissão de Desenvolvimento Econômico e Social, também integram o programa do Parlamento da RMC a Comissão de Saúde e a Comissão dos Direitos das Mulheres, que desenvolvem estratégias para defenderem e fortalecerem as propostas e assuntos ligados a esses temas. A otimização da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross), com o trabalho de manejamento de consultas e agendamentos do Sistema Único de Saúde (SUS) e; a implementação de unidades da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) e ações de proteção à vítimas de violência doméstica, são algumas das ações levantadas por essas demais comissões integradas ao Parlamento da RMC.

O presidente da Câmara de Itatiba (SP), Ailton Fumachi (PL), relata que os recursos e o apoio que os municípios buscam com as demais esferas governamentais são mais fortalecidos através do trabalho das comissões. “Esse trabalho que estamos desempenhando é de extrema importância, pois o peso dos requerimentos apresentados pelos municípios em comissão junto ao Parlamento, destinados ao Governo Estadual ou Federal, é muito maior do que quanto o Legislativo das cidades buscam de forma individual esse apoio”, relata.

Janderson Ribeiro (Chiba – PP), representante do Legislativo de Holambra (SP), também destaca o valor das comissões do Parlamento e o poder econômico que a RMC possui. “A RMC é composta por 20 municípios, tendo uma renda per capita similar a países como Paraguai e Uruguai e uma economia muito forte dentro do Estado de São Paulo. Embora, nós vereadores, muitas vezes não temos tanta representatividade de forma individual, já com o Parlamento da região, temos mais respaldo junto às esferas Estadual e Federal para pleitearmos as demandas de nossos municípios e da população dessas cidades. As comissões temáticas foram criadas nesse intuito, para levantarmos o que cada cidade precisa e, então, repassamos de forma efetiva para os secretários Estadual e Federal”, explica.

Após a realização da reunião da Comissão Temática de Desenvolvimento Econômico e Social em Artur Nogueira, o próximo passo é apresentar as demandas levantadas ao encontro geral do Parlamento da RMC, para que as necessidades das demais cidades da região sejam debatidas. Posteriormente, as demandas serão destinadas em ofício ao Governo Estadual.

As reuniões das comissões costumam ocorrer sempre na 1ª sexta-feira de cada mês, sempre em um município diferente da região. Já a próxima reunião geral do Parlamento da RMC está prevista para ocorrer no dia 13 de setembro, na Câmara Municipal de Holambra. A população pode participar com sugestões a serem emitidas diretamente às câmaras de cada município.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.