Artur Nogueira reúne centenas de pessoas em festival de capoeira
Promovido pelo Professor Baixinho, VI Edição do Ginga Artur se consolidou com um importante marco na cultura local
Da redação
Artur Nogueira sediou no último domingo (27) a VI Edição do Ginga Artur, festival de capoeira organizado pelo Professor Baixinho, que há mais de dez anos promove a capoeira no município. O evento celebrou as trocas de graduação e os batizados dos novos alunos da escola, consolidando-se como um importante marco na cultura local. O festival foi realizado no Ginásio Maurício Sia e contou com o apoio da Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Secretaria de Cultura.
Com mais de 300 participantes, o Ginga Artur reuniu renomados mestres de capoeira, entre eles Mestre Guerreiro e Mestra Tatiane, da Escola de Capoeira Luanda de Goiânia, além de Mestre Jason de Tuiutí, Mestre Marcão de Cambuí e Mestre André de Amparo. O evento também recebeu o Mestrando Bebezão de Mogi Guaçu.
Dentre os contramestres presentes, destacaram-se o Contramestre Baiano de Goiânia, Contramestre Kapurita de Taubaté, Contramestre Japonês de São Paulo, Contramestre Rui de Bragança Paulista, Contramestre Xavante de Santo Antônio de Posse, Contramestre Flávio de Barueri e Contramestre Buíu de Osasco.
Participaram também diversos professores, incluindo Professor Gameleira de Goiânia, Professor Grilo de Cosmópolis, Professor Pereira de Guarulhos, Professor Coquinho de São Paulo, Professor Sofrimento de Mogi Mirim, Professor Sombra de Mogi Guaçu, Professor Sapão de Mogi Mirim, Professor Fumachu de Osasco, Professor Gigante de Andradas e Professor Gogó de Ouro de Mogi Guaçu.
Entre os instrutores, marcaram presença a Instrutora Charryra de Anápolis, Instrutor Guá e Instrutora Garoa de Guarulhos, Instrutor Rogério, Instrutora Tainá e Instrutor Biriba de Mogi Mirim, Instrutor Silêncio de Martin Francisco e Instrutora Camila de Barueri.
Na categoria de graduados, participaram a Graduada Perigosa de Guarulhos, Graduado Coroa e Graduada Lyra de São Paulo, Graduada Chiclete de Taubaté, Graduada Suzi de Cambuí, Graduada Pikachu de Amparo e Graduado Rafa de Cambuí.
“O evento não apenas destacou a capoeira como uma expressão artística fundamental, mas também fortaleceu os laços entre praticantes e admiradores dessa tradição”, comentou o Professor Baixinho.
“Esta edição do Ginga Artur reafirma a importância da capoeira na cultura brasileira e o papel essencial que eventos como este desempenham na promoção da arte e da solidariedade entre os praticantes. Agradecemos a todos os envolvidos por tornarem este festival uma realidade e por contribuírem para o fortalecimento da capoeira na região”, complementou o professor.
………………………………………………………….
Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON
É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.