04/04/2014

Artur Nogueira registra queda de 98% nos casos de dengue

Município registrou maior queda da RMC comparado ao ano passado

Rafaela Martins 

No primeiro bimestre deste ano, em comparação ao mesmo período de 2013, Artur Nogueira registrou uma queda de aproximadamente 98% nos casos de dengue. O município foi o qual registrou maior índice de queda na Região Metropolitana de Campinas (RMC).

De acordo com os dados divulgados pelo Correio Popular, entre janeiro e fevereiro de 2014 foram confirmados 1.809 casos de dengue na RMC, mais que o mesmo período do ano passado, quando a região registrou 1.483 casos. Em todo o ano de 2013, os municípios tiveram cerca de 15 mil pessoas infectadas pelo Aedes Aegypti.

Os dados apresentados pela Secretaria Municipal de Saúde de Artur Nogueira em 2013 mostraram que no primeiro bimestre, a cidade registrou 112 casos de dengue. Já nesse ano, no mesmo período, houve 2 casos no município, totalizando uma queda de 98,2 %.

“Estamos fazendo um trabalho de limpeza em toda a cidade. Foi retirado os entulhos, limpado os terrenos, além dos trabalhos de orientação que os agentes tem realizado nos bairros. Esse é resultado de um trabalho feito durante o ano todo”, afirma o coordenador da Vigilância em Saúde, Rafael Luiz Boer.

Com o objetivo de evitar casos de dengue, a Vigilância Epidemiológica e a Secretaria Municipal de Saúde estão realizando um programa de combate ao mosquito transmissor. Os agentes visitarão os bairros onde inspecionarão os locais comuns de proliferação do Aedes Aegypti.

A ação de combate à dengue teve início na semana passada. Os bairros visitados pela equipe foi o Parque dos Trabalhadores, Coração Criança e Nosso Chão. Em cada mês serão escolhidos um bairro para que durante uma semana os moradores sejam orientados.

O coordenador da Vigilância em Saúde relembra que a prevenção também tem que ser realizada pela população. “Queremos intensificar a ação contra a dengue e assim esperamos que ela não se alastre. Queremos trazer segurança e mais saúde para os nogueirenses. Mas é bom lembrar que cada munícipe tem que fazer sua parte. A prevenção não depende apenas de nós”, fala Boer.

Segundo o Ministério da Saúde, a dica para prevenir o aumento da dengue é manter recipientes, como caixas d’água, barris, tambores, tanques e cisternas, fechados. É importante também não deixar água parada em locais como: vidros, potes, pratos e vasos de plantas ou flores, garrafas, pneus, além de outros locais em que a água da chuva é coletada ou armazenada.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.