04/05/2020

Artur Nogueira registra mais um caso suspeito para Covid-19

Nesta segunda-feira (4), dois casos suspeitos foram descartados para o vírus

Da redação

A Prefeitura de Artur Nogueira, através da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou nesta segunda-feira (4) a nova atualização sobre os casos de novo coronavírus (Covid-19) na cidade. O boletim aponta que atualmente existem 7 casos suspeitos e 68 monitorados para o vírus no município. Duas novas suspeitas tiveram resultados negativos para Covid-19. Artur Nogueira, que tem um novo caso suspeito, já confirmou quatro casos do novo coronavírus.

O novo caso suspeito está relacionado a um homem de 40 anos. O paciente chegou ao pronto-socorro com coriza, fraqueza e congestão nasal. Ele foi avaliado por um médico e a coleta para o exame foi feita e encaminhada para o Instituto Adolfo Lutz. O paciente segue internado no Hospital Bom Samaritano (HBS).

Um dos casos negativos trata-se de uma mulher de 39 anos, profissional de saúde. No dia 14 de abril ela apresentou os sintomas de dor de garganta, tosse, dispneia, tosse e cefaleia. Passou por avaliação médica onde trabalha, em Campinas, e uma amostra de exame foi coletada. A paciente seguiu sendo monitorada pela UBS de Artur Nogueira. O resultado do exame dela saiu nesta segunda-feira (4), com resultado negativo para Covid-19.

Já o outro caso negativo trata-se de um homem de 52 anos, que passou por atendimento médico no HBS com os sintomas de dificuldade para respirar, diarréia, tosse e morbidade prévia (doença cardiovascular, doença pulmonar crônica e tabagismo). Um exame foi coletado e encaminhado para o Instituto Adolfo Lutz e o paciente foi internado e encaminhado para a UTI da Unicamp. Nesta segunda-feira (4), o resultado do exame dele apontou negativo para Covid-19.

A Prefeitura informou ainda que o paciente veio a óbito no último sábado (2) devido a problemas de saúde não relacionados ao Covid-19. O Departamento de Vigilância em Saúde informa que está acompanhando todos os casos suspeitos de Covid-19 no município e tem seguido todas as orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde para casos relacionados ao novo coronavírus.

Os 68 casos monitorados não estão relacionados a pessoas infectadas pelo vírus, se  tratam de pessoas com síndrome gripal e que estão monitoradas por decorrência dos sintomas serem semelhantes aos sintomas do Covid-19. O setor de Vigilância acompanha todas as suspeitas, sejam elas análises de clínicas particulares ou do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Executivo cita ainda que vem seguindo todas as orientações e recomendações do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde para os casos relacionados ao Covid-19, e que todos os resultados de exames são atestados pelo laboratório Instituto Adolfo Lutz, referência nacional. A Prefeitura aguarda resultados de outros 7 exames que foram encaminhados ao Instituto Adolfo Lutz. As orientações de isolamento e prevenção estão sendo seguidas de acordo com o Ministério da Saúde.

Fique atento aos sintomas e quando deve procurar pelas unidades de saúde:

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.