05/01/2022

Artur Nogueira registra 33 casos de dengue em 2021

Laranjeiras foi o bairro que mais registrou casos no ano passado

Da redação

Com a chegada do Verão e a temporada de chuvas, aumenta a preocupação com os casos de dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti como o zika e chikungunya.

De acordo com a Prefeitura de Artur Nogueira, em 2021 foram, 115 notificações de dengue com 33 casos confirmados, sendo um deles importando.

A Secretaria de Saúde divulgou os bairros com mais casos confirmados:

Laranjeiras – 06 casos
São Vicente – 05 casos
Bom Jardim – 03 casos
Blumenau – 03 casos
Planalto – 03 casos
Jardim dos Ipês – 03 casos
Jardim do Lago – 02 casos
Rural – 02 casos
Sacilotto – 01 caso
01 caso de morador de outro município notificado aqui na cidade (caso importado).

Segundo a administração municipal, não casos confirmados de Chikungunya e zika vírus, outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

Posição da prefeitura:

Por meio de nota, a Prefeitura de Artur Nogueira informou que vem trabalhando no combate à essas doenças e enumerou as ações tomadas. Confira a nota na íntegra.

“O departamento Vigilância Sanitária (VISA) realiza vistorias de residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais para buscar focos endêmicos, além de realizar inspeção cuidadosa de caixas d’água, calhas e telhados. Os agentes ainda fazem a aplicação de larvicidas e inseticidas.

Compondo as ações preventivas, a Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da VISA, realizou a Semana Estadual de Mobilização para Prevenção de Arboviroses entre os dias 8 e 12 de novembro no município. Na época, agentes da VISA visitaram residências e escolas da rede pública, promovendo ações de combate às arboviroses.

Tais visitas ocorrem frequentemente com o objetivo de engajar atividades focadas na prevenção à dengue, chikungunya, zikavírus e febre amarela, com foco especial no controle da proliferação do mosquito transmissor dessas arboviroses. Além disso, a mobilização visa também reduzir as chances de que a população sofra ataques de escorpiões que, assim como o Aedes, podem se proliferar com maior facilidade no período de chuvas.

A Prefeitura ainda alerta que as arboviroses podem ser prevenidas com a eliminação de criadouros do Aedes. Vasos, pratos de plantas, ralos, lajes, calhas e piscinas são recipientes que registraram aumento nos índices de incidência de larvas.

Além deles, caixas d’água, embalagens vazias, entulhos de construção, sucatas, pneus e plantas, ocos de árvore, bambu, por exemplo também são locais possíveis para proliferação. A limpeza adequada e regular, assim como a eliminação destes recipientes em quintais e espaços abertos, são fundamentais para evitar que o mosquito deposite seus ovos.

Já para evitar aparições de animais peçonhentos, cobras e escorpiões, é preciso manter jardins e quintais limpos; evitar o acúmulo de entulho, folhas secas e lixo doméstico; manter a grama aparada; sacudir roupas e sapatos antes de usá-los; e usar telas em ralos do chão, pias ou tanques”.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.