05/01/2019

Artur Nogueira registra 104 raios em apenas uma noite

Contagem é feita por satélite

Michael Harteman

Acredite, o Brasil é o país com a maior incidência de raios no planeta. A informação é do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe). Calcula-se que pelo menos 100 milhões de raios atinjam o país durante um ano. Já em Artur Nogueira, somente na noite desta sexta-feira e madrugada deste sábado, foram registrados 104 raios. A informação é do Climatempo.

As últimas horas foram chuvosas em Artur Nogueira. Além disso, o período chamou a atenção pelo número de raios. A noite dessa sexta-feira (4) e a madrugada deste sábado (5) contaram com um monte deles, mais precisamente, 104. A contagem é feita quase que em tempo real pelo satélite Goes-16 e disponibilizado para os sites especialistas em climatologia. A região mais afetada da cidade foi no início da Rodovia José Santa Rosa, que liga a Artur Nogueira a Limeira. Somente nessa região caíram 17 raios.

Cuidados com raios

O Inpe dá algumas dicas de como se proteger dos raios. Se possível, não saia para a rua ou não permaneça na rua durante tempestades, a não ser que seja absolutamente necessário. Nestes casos, procure abrigo nos seguintes lugares: carros não conversíveis, ônibus ou outros veículos metálicos não conversíveis; em moradias ou prédios, de preferência que possuam proteção contra raios; em abrigos subterrâneos, tais como metrôs ou túneis; em grandes construções com estruturas metálicas; em barcos ou navios metálicos fechados; e finalmente em desfiladeiros ou vales. Se estiver dentro de casa, evite: usar telefone, a não ser que seja sem fio; ficar próximo de tomadas e canos, janelas e portas metálicas; tocar em qualquer equipamento elétrico ligado a rede elétrica.

Se estiver na rua, evite: segurar objetos metálicos longos, tais como varas de pesca, tripés e tacos de golfe; empinar pipas e aeromodelos com fio; andar a cavalo; nadar; e ficar em grupos.

Se possível, evite os seguintes lugares que possam oferecer pouca ou nenhuma proteção contra raios: pequenas construções não protegidas, tais como celeiros, tendas ou barracos; veículos sem capota, tais como tratores, motocicletas ou bicicletas; estacionar próximo à árvores ou linhas de energia elétrica.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.