27/02/2015

Artur Nogueira reforça fiscalização contra dengue

Guarda Municipal, Brigada de Incêndio e Defesa Civil devem ajudar equipes da Visa. Trabalho começa na próxima segunda-feira (02).

Para reforçar o trabalho de combate à dengue na cidade a Prefeitura de Artur Nogueira contará com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), Brigada de Incêndio e Defesa Civil na fiscalização das casas. A medida é para destruir possíveis criadouros que se formam nos quintais. De acordo com a secretaria da Saúde a meta é cobrir toda a cidade em uma semana. Residências que não permitirem a entrada dos fiscais serão multadas. Até esta quinta-feira (26) 96 casos da doença haviam sido confirmados e outros 200 estão sob suspeita.

Os trabalhos das equipes devem começar às 8 horas da próxima segunda-feira (2). Serão 11 grupos mais os funcionários destacados da GCM, Brigada de Incêndio e Defesa Civil que farão vistorias em todas as casas do município.

Os fiscais estarão identificados com uniforme da Prefeitura e colete da Vigilância Sanitária de Artur Nogueira (Visa) na cor verde. Viaturas da Guarda também acompanharão as visitas. Segundo o prefeito Celso Capato, impedir a entrada dos vigilantes poderá acarretar em multa. “Os principais focos estão hoje dentro das casas. Então não podemos deixar que uma casa se torne um criadouro prejudicando as pessoas”, frisa.

IMG_2826

A quantia cobrada pela multa está baseada em Ufesp e varia de acordo com a gravidade da situação. “O valor monetário é irrisório em relação a gravidade que a gente corre”, explica o secretário de Saúde, Aldo Todero. Caso necessário, uma liminar deve ser requerida à Justiça pelo Governo Municipal afim de garantir o acesso às residências com suspeitas de foco do mosquito transmissor da dengue.

Segundo orientações da Prefeitura, casas com piscinas devem ter cuidados redobrados. Baldes, potes, frascos ou qualquer outro tipo de recipiente que possa vir a armazenar um mínimo de água devem ser mantidos virados para baixo afim de evitar o acúmulo de água.

Até o final desta semana um projeto também deve ser encaminhado à Agência Metropolitana de Campinas afim de conseguir verbas para garantir a realização de outras ações contra a dengue.

Veja mais:

Artur Nogueira tem 96 casos confirmados de dengue


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.