16/10/2017

Artur Nogueira recebe Semana de Descarte Consciente

Campanha promovida pelo Consab visa recolher lixo eletrônico e farmacêutico

Nathália Lima

A coleta de lixo é um dos principais serviços de limpeza pública realizados em todos os municípios do Brasil. A  falta deste benefício atrapalha não somente o asseio das ruas, mas coloca em risco a saúde daqueles que moram em locais poluídos pelos detritos.

Apesar dos perigos apresentados, diferentemente de outros países de terceiro mundo, a realidade da limpeza pública no Brasil é, em partes, controlada. No entanto, mesmo que realizada diária ou semanalmente nos bairros, existem tipos específicos de lixo que não são recolhidos pelos “caminhões” de costume.

Pensando nisso, o Conselho Ambiental (Consab) realiza, a partir desta segunda-feira (16), a 3ª Semana de Descarte Consciente em Artur Nogueira. Serão coletados lixos eletrônicos – como CPU, monitor, teclado, servidor, mouse, impressora, entre outros –, e medicamentos vencidos – preferencialmente sem embalagens (comprimidos, frascos de vidro ou bisnagas). A campanha se estende até o próximo dia 20 de outubro.

De acordo com o presidente do Consab e também prefeito de Holambra (SP), Dr. Fernando Fiori de Godoy (PTB), a campanha tem por objetivo conscientizar a população e promover o descarte correto de medicamentos vencidos e lixo eletrônico nos locais indicados pela Prefeitura. “Todo o material coletado recebe, posteriormente, a destinação mais adequada para cada tipo de resíduo”, explica Godoy.

Segundo a Assessoria do Consab, a campanha deste ano se estende também para os municípios paulistas de Engenheiro Coelho (SP), Conchal (SP), Cordeirópolis (SP), Cosmópolis (SP), Holambra (SP), Jaguariúna (SP), Matão (SP) e Santo Antônio de Posse (SP).

Primeiras semanas

A campanha já foi realizada outras duas vezes, uma delas em 2014 e a outra em 2015. Na semana dos dias 1º a 5 de setembro de 2014 foram coletados 4.700 kg de lixo eletrônico em seis municípios: Artur Nogueira, Conchal (SP), Cordeirópolis (SP), Cosmópolis (SP), Engenheiro Coelho (SP) e Holambra (SP). Não houve coleta de medicamentos.

Já na semana dos dias 17 a 21 de agosto de 2015, a Campanha de Descarte Consciente, realizada nos sete municípios (adição de Jaguariúna/SP), coletou aproximadamente 5,29 toneladas de lixo eletrônico e 467 quilos de medicamentos.

Em Artur Nogueira, a campanha recolheu, nos dois primeiros anos de realização, 50 kg de medicamentos e 495 kg lixo eletrônico, dando o fim correto aos materiais e livrando o meio ambiente de problemas posteriores.

A Assessoria do Consab explica, em nota, que “o descarte irregular desse lixo pode acarretar graves riscos de contaminação do solo e da água por conta da lixiviação das substâncias tóxicas presentes nos eletrônicos e nos medicamentos”, e que isso pode implicar em perda de vida aquática, possível contaminação de alimentos e poluição dos rios e dos lençóis freáticos. “Essa contaminação dificulta e até impossibilita o tratamento dessas águas para consumo humano”, assevera.

Preste atenção!

A autarquia divulgou quais tipos de lixo serão recolhidos. Lixo eletrônico: CPU, monitor, teclado, servidor, mouse, impressora, toner, no-break, estabilizador, scanner, notebook, bateria de no-break, celular, carregadores, fontes, bateria de celular, cabos de energia, cabos de rede, roteador, telefone, central telefônica, palm top, modem, CD-ROM, pen drive, placas de vídeo, HD, hub, tablet, periféricos de informática e de telefonia móvel, TV. Medicamentos vencidos – preferencialmente sem embalagens; apenas os medicamentos (comprimidos, frascos de vidro ou bisnagas).

É importante ressaltar que não serão coletados eletrodomésticos como geladeira, freezer, fogão, ar condicionado, forno elétrico, máquina de lavar, lâmpadas, ventiladores, torradeiras, ferro de passar, micro-ondas e liquidificadores.

Pontos de descarte

Na Garagem Municipal, serão recolhidos lixo eletrônico e medicamentos vencidos. Os interessados podem se deslocar até a SP-332 no trecho com a Rodovia Vic. Artur Nogueira-Limeira, s/n.

…………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.