16/04/2014

Artur Nogueira recebe cinco médicos cubanos

Com a chegada dos novos profissionais, a Saúde Pública do município passa a contar com 9 médicos vindos através de programas do Governo Federal

A Saúde Pública de Artur Nogueira ganhou mais cinco médicos através do Programa Mais Médicos do Governo Federal. Os profissionais são de Cuba e passarão a atender os nogueirenses nas Unidades de Saúde da Família (USFs).

Na tarde de hoje, quarta-feira (16), os cinco médicos foram recepcionados no Gabinete da Prefeitura Municipal. O prefeito Celso Capato, o secretário de Saúde Aldo Todero, além dos vereadores e outros médicos, deram as boas-vindas aos cubanos.

Médicos

Para o prefeito, a chegada dos médicos em Artur Nogueira é motivo de comemoração. “Muitas vezes nós temos dificuldades em encontrar e contratar médicos para as USFs. Eu conheço o programa Médicos da Família desde 1997. Já estive em Cuba e aprovei o atendimento destes profissionais. Nossa esperança é que, com o apoio dos profissionais daqui, esses novos médicos possam desempenhar um bom trabalho. Lá em Cuba, eles são treinados e capacitados para serem médicos da família. Acho que a Saúde de Artur Nogueira só tem a ganhar com a vinda desses médicos. A medicina cubana é uma medicina avançada. Pode ser que no começo eles tenham um pouco de dificuldade no idioma, mas isso será superado. Tenho conversado com vários prefeitos que possuem médicos deste programa e eles, assim como a população, estão bem satisfeitos com o atendimento”, afirma Capato.

O médico Reysel Perello Morales é um dos novos profissionais que passarão a trabalhar em Artur Nogueira. Se depender dele, a população nogueirense será muito bem atendida. “Eu me sinto muito bem em estar aqui. Fomos muito bem acolhidos. Estamos aqui para nos inserirmos e prestarmos um bom serviço a toda a população, um serviço de qualidade. Daremos o melhor de nós”, afirma o médico cubano.

Os outros profissionais cubanos são AI Lena Barbara Lugones Goide, Juan Miguel Arias Reyes, Juan Miguel Nardo Valido e Katia Guardia Carbonel.

Médicos

Além dos cinco novos médicos, Artur Nogueira já possui outros quatro profissionais vindos através de programas do Governo Federal. Como regra, eles passam a morar no próprio município. O tempo de trabalho é de três anos.

Médicos


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.