“Falaram que ninguém iria me querer”, diz Rosana, primeira deficiente a se casar no Brasil
VÍDEO: Cerimônia inédita aconteceu ontem em Artur Nogueira.
Artur Nogueira entrou para a história na tarde de quarta-feira (17) ao sediar o primeiro casamento de uma pessoa com deficiência no Brasil, após uma mudança na legislação.
A equipe de reportagem do Portal Nogueirense acompanhou a união de Rosana e José no Cartório de Registro Civil do município. Emocionados, os noivos oficializaram o casamento na presença de familiares, amigos e de vários meios de comunicação de toda a região.
No vídeo abaixo você assiste a uma entrevista exclusiva com o casal e confere como foi a cerimônia.
A união de Rosana Aparecida Oliveira de Lima, de 43 anos, e José Francisco Dias, 53, foi considerada um passo importante no processo de inclusão social no Brasil, dias após a entrada em vigor do Estatuto da Pessoa com Deficiência, que resultou numa série de alterações da lei.
Após 19 anos juntos, os dois finalmente oficializaram a união. “É um momento de muita felicidade para nós dois. Principalmente por hoje ser o aniversário dela”, diz o marido, em lágrimas.
Rosana teve paralisia infantil aos seis meses de vida, mas isso nunca a impossibilitou de levar uma vida normal. Ela cresceu na cidade de São Paulo, com seus pais, quando, em 1997, conheceu Dias. O casal tem um filho de 17 anos.
Os noivos trocaram alianças e os votos matrimoniais diante do juiz de paz Éric Lucke. “O amor vence as barreiras, o amor muda a legislação e torna tudo possível. O casamento de hoje foi uma verdadeira prova disso”, comenta Lucke.
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.