26/01/2019

Artur Nogueira pode ter 1ª rainha transexual no Carnartur

Cissa Aparecida Martins tem 43 anos e se candidatou à rainha do Carnaval nogueirense

Daniela Fernandes

Em tempos de intolerância e preconceito, Artur Nogueira – mais uma vez – se destaca em meio a inclusão no âmbito cultural paulista. Há quem diga que a cidade “Berço da Amizade” seja apenas mais uma entre os 20 municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC), mas enganam-se aqueles que menosprezam o protagonismo de alguns dos mais de 50 mil moradores nogueirenses.

Um dos destaques da vez é Cissa, que pode se tornar a 1ª rainha transexual do Carnartur 2019.

Cissa Aparecida Martins tem 43 anos, é casada e sempre se envolveu no universo carnavalesco. Nasceu vivenciando o Carnaval e participou por diversos anos de escolas de samba. “Amo a festa e desde meus seis anos me envolvo como destaque dos blocos. Fui a primeira pessoa, por exemplo, a sair nua aqui em Artur Nogueira no Carnaval”, conta.

Natural de Mogi Mirim (SP), Cissa mora em Artur Nogueira há mais de 30 anos. Ela pontua que muitas pessoas já incentivaram a candidatura dela à rainha de Carnaval e, por isso, decidiu participar do concurso promovido pela prefeitura nogueirense. “Graças à Deus, após a minha mudança de nome, por ordem judicial, estou apta ao concurso”, explica a cabeleireira.

Antigamente conhecida como Cirineu, a então transexual esbanja simpatia e carisma, características que podem fazer a diferença durante o processo de escolha da rainha e da princesa do Carnartur. Dona de uma coragem e força de vontade sem igual, Cissa abre alas para as possibilidades de inclusão de gênero no Carnaval de Artur Nogueira.

“Se a pessoa tem vontades, ela precisa persistir. Eu lutei muito para estar aqui e para mim é um sonho. E eu vou realizar”, exclama otimista. Indagada sobre o preconceito recorrente, ela é enfática. “O preconceito sempre irá existir. Nunca vai acabar. Nunca. Eu sei que haverão muitas pessoas que apontarão o dedo, mas vou erguer a cabeça e dizer: ‘olha, eu estou aqui'”, afirma e sorri orgulhosamente.

A decisão do concurso para eleger a Corte do Carnartur 2019 acontecerá no dia 8 de fevereiro na sede social do Clube Floresta e terá transmissão ao vivo pela página do Facebook do Portal Nogueirense. A organização é da prefeitura de Artur Nogueira e o evento terá coordenação do missólogo e produtor Paulinho Munhoz.

A premiação para o rei momo e para a rainha será de dois mil reais para cada um. A 1ª princesa receberá 1 mil reais. Haverá premiação em brindes do comércio local também.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.