22/08/2020

Artur Nogueira pede inclusão em sistema de monitoramento da Covid-19

Programa permite ter dados mais completos e ajudar na prevenção da doença

Da redação

A cidade de Artur Nogueira solicitou a inclusão do município ao novo sistema do governo paulista de monitoramento e rastreamento de casos de COVID-19, doença provocada pelo novo coronavírus. A iniciativa integra triagem, testagem e rastreamento de pontos de contato de casos confirmados e suspeitos da doença.

O sistema está liberado para adesão e funcionando em várias cidades paulistas desde o início do mês de agosto. No entanto, o pedido para inclusão do município de Artur Nogueira só aconteceu na última quinta (20). “A Prefeitura de Artur Nogueira, através da Secretaria de Saúde, informa que o termo de adesão ao sistema de monitoramento de casos de Covid-19 do Governo do Estado de São Paulo foi enviado na tarde desta quinta-feira (20)”, comunicou a Prefeitura.

O novo sistema permite unificar e automatizar dados dos casos suspeitos e confirmados, permitindo o isolamento de infectados e a identificação de seus contatos. O resultado é um mapeamento em rede sob os pontos de vista tecnológicos e de relações sociais, além de atividades de vigilância.

Para o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, a proposta é usar a tecnologia para combater a Covid-19. “O rastreamento tem dois pontos fundamentais com a implementação da tecnologia. A primeira é prevenir a expansão da doença. No paralelo, haverá o tratamento de forma precoce que poderá reduzir as taxas de mortalidade e de letalidade”, explica.

No novo sistema de rastreamento, o paciente será acompanhado por um agente de saúde para comprovar sua permanência no isolamento. “A estratégia delimita que o caso confirmado ou suspeito com sintomas seja notificado nas bases da vigilância municipal. O agente de saúde reforça o isolamento, desta forma o infectado deverá ficar isolado até chegar o resultado ou por período de 14 dias, se confirmado”, completa Vinholi.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.