17/01/2018

Artur Nogueira passa a integrar área de risco de febre amarela

Município receberá 40 doses semanais da vacina contra a doença para imunizar população, priorizando grupos de risco

Da redação

Artur Nogueira passou a integrar a área de risco de febre amarela nesta terça-feira (16), quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou todo o Estado de São Paulo como área de risco. Por meio de informe, a entidade passou a recomendar que todos os viajantes internacionais que visitam a região se vacinem contra a doença, devido ao aumento do nível de atividade do vírus.

O alerta da OMS sobre vacinação de viajantes internacionais já estava em vigor nos estados das Regiões Centro-Oeste e Norte, Minas Gerais e Maranhão, além de partes da Região Sul, Bahia e Piauí. De acordo com a entidade, a melhor forma de se prevenir da doença é por meio da imunização. “Quem vive ou se desloca para as áreas de risco deve estar com as vacinas em dia e se proteger de picadas de mosquitos”, afirma a OMS.

Ainda segundo a organização, uma única dose da vacina serve para prevenir a doença ao longo de toda a vida.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil vive o maior surto de febre amarela silvestre das últimas décadas. Por isso, a pasta iniciou uma campanha que objetiva imunizar mais de 20 milhões de pessoas nos estados de São Paulo, Bahia e Rio de Janeiro entre janeiro e março.  Em 2017, 777 casos e 261 óbitos foram confirmados apenas no primeiro semestre. Foi um dos maiores índices de transmissão da doença das últimas décadas no país, de acordo com o Ministério da Saúde.

Artur Nogueira

O Portal Nogueirense entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Artur Nogueira para saber o que muda na cidade com a inclusão de todo o estado na área de risco. Por meio de nota, o Poder Executivo respondeu que a Diretoria Técnica do Grupo de Vigilância Epidemiológica de Campinas disponibilizará 40 doses semanais para Artur Nogueira. Elas estão disponíveis desde quinta-feira (18) para a população no PSF Conservani.

Segundo a Assessoria de Comunicação, serão priorizadas pessoas que irão viajar para áreas endêmicas, que cumprem calendário vacinal e idosos acima de 60 anos de idade com prescrição médica. A vacinação acontecerá de acordo com a ordem de chega no PSF. Além disso, a vacina deve ser aplicada 10 dias antes da exposição a áreas de risco. “As doses da vacina estão sendo repassadas em pequenas quantidade pelo fato de o Governo Federal estar priorizando cidades com maior incidência de casos no país. À medida que as doses forem repassadas para o município, a população será informada, e as doses, disponibilizadas em seguida”, explica a nota.

Postos de vacinação

  •             PSF Conservani – Quintas-feiras das 8h às 10h30
  •             PSF Lago – Terças-feiras das 8h30 às 10h30
  •             PSF São Vicente – Sextas-feiras das 8h30 às 10h30

Para maiores informações, entrar em contato com a Vigilância Sanitária: (19) 3827-3846

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.