16/08/2023

Artur Nogueira já registrou 11 casos de picadas de escorpiões em 2023

Não há registro de mortes; saiba como se prevenir

Da redação

No último final de semana, uma menina de apenas cinco anos de idade, morreu depois de ser picada por um escorpião em Piracicaba (SP). Esse caso levantou o alerta sobre os perigos da presença de escorpiões em construções e residências e o que fazer, caso aconteça algum incidente, principalmente nesta época do ano, em que há aumento nos casos de picadas de escorpiões.

De acordo com a Secretaria de Saúde, em 2022, foram registrados 32 casos de moradores picados por escorpiões em Artur Nogueira. Já até 14 de agosto deste ano, foram 11 casos. Não houve nenhuma morte.  Em 2022, a média de idade era de 38 anos. Já em 2023, a média de idade tem sido 48 anos.

Morador que for picado, deve procurar o PS imediatamente

Sobre o soro, a secretaria informou que não há o material em Artur Nogueira e que os pacientes são transferidos. “Não possuímos soro antiescorpiônico na rede. Caso seja necessário, o paciente será encaminhado para nossa referência, o Hospital das Clínicas da Unicamp”, frisou a gestão municipal.

Caso algum morador seja picado por escorpião, a orientação é procurar imediatamente o Pronto Socorro Municipal.

A Secretaria de Saúde deixou um alerta para a população.  “O escorpião se instala no meio urbano devido à facilidade por abrigo, água e alimento (principalmente baratas) disponíveis em locais com acúmulo de entulho e lixo, mas principalmente nas tubulações sob as casas e ruas. Dessa forma, deve-se vedar todos os ralos (chão, pia e tanque), frestas e vãos que permitam o adentramento desses animais nas residências. Deve-se também evitar o acúmulo de entulho (abrigo para o escorpião) e lixo (que atraem baratas e outros insetos que servem de alimento para os escorpiões) dentro e fora das casas”.

Orienta-se ainda:
• Manter jardins e quintais limpos, evitar folhagens densas junto de paredes e chão e manter a grama aparada;
• Evitar o acúmulo de entulhos, folhas secas, lixo doméstico e materiais de construção nas proximidades das casas;
• Sacudir roupas e sapatos antes de usá-los, pois aranhas e escorpiões podem se esconder neles e picam ao serem comprimidos contra o corpo;
• Não pôr mãos e pés descalços em buracos, sob pedras e troncos podres;
• Vedar as soleiras das portas (com saquinhos de areia, panos ou veda porta) e janelas de preferência durante todo o dia, mas principalmente ao entardecer e durante toda a noite;
• Usar telas em ralos do chão, pias e tanques e colocar telas também nas janelas;
• Vedar frestas e buracos em paredes, assoalhos e vãos entre o forro e as paredes e consertar rodapés despregados, pois os escorpiões se escondem nestes locais;
• Afastar as camas e berços das paredes.
• Evitar que roupas de cama e mosquiteiros encostem no chão;
• Não pendurar roupas nas paredes;
• O lixo domiciliar deve ser acondicionado em sacos plásticos ou outro recipiente que possa ser mantido fechado, para evitar insetos (principalmente baratas).

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Nogueirense sem prévia autorização por escrito do Portal Nogueirense, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.