07/06/2017

Artur Nogueira inaugura centro de educação ambiental para população

Objetivo do espaço é oferecer atividades ligadas à conscientização ambiental a todos os munícipes

Diego Faria

Ocorreu na manhã desta quarta-feira (7), na Emef Alcidia Teixeira Witaker Matteis, Parque Itamaraty, em Artur Nogueira, a inauguração da Sala Verde Ipê Amarelo. O projeto visa incentivar a conscientização ambiental, não só de alunos da rede de ensino do município mas também de toda a população.

IMG_1520 - Cópia copiar-1496869611IMG_1462 - Cópia-1496869592IMG_1448 - Cópia-1496869589

A cerimônia teve a participação de representantes da prefeitura, secretarias de Educação, Meio Ambiente e Segurança, além de coordenadoras escolares, entre outros. Como atividades previstas para a Sala Verde estão oficinas com materiais recicláveis para o acervo de brinquedos, exposições, leituras, exibição de filmes e documentários, palestras e demais ações ligadas à educação ambiental.

IMG_1464 - Cópia-1496869595

A engenheira ambiental e diretora da Secretaria de Meio Ambiente de Artur Nogueira, Heline Laura Martins, fez uma pequena palestra durante o ato sobre a importância da preservação do meio ambiente e, como exemplo, citou os principais encontros e acordos nacionais e internacionais (Agenda 21, Rio+20, Protocolo de Kyoto, etc) que visam este fim. Atividades sócio-educativas também foram pontuadas pela palestrante. “Somente através da educação ambiental é possível moldar os hábitos, os atos de consumo e a conscientização das pessoas pela consequência de cada ação. A construção da sustentabilidade é muito importante para o cidadão,” pontuou Heline.

IMG_1494 - Cópia-1496869597

Durante o encontro, os presentes indicaram propostas de atividades que ficaram anexadas a um mural da Sala Verde para serem desenvolvidas junto aos alunos e interessados no projeto. O secretário de Meio Ambiente, Renato Malagó, explica que, além dos estudantes do município, o alvo do projeto é estender a conscientização sobre o tema para toda a população de Artur Nogueira, com ações práticas, ligadas a questão ambiental.

Além disso, o secretário disse que o apoio privado também é bem-vindo para o sucesso do programa. “Com a Sala Verde, pretendemos expandir essa ideia aos alunos do município e a toda a comunidade. Essa escola fica aberta aos finais de semana, por isso, foi escolhida para sediar o projeto. Estamos abertos também a iniciativas privadas que queiram fortalecer a causa, por meio de doações, por exemplo,” relata.

IMG_1505 - Cópia-1496869605 IMG_1514 - Cópia copiar-1496869606 IMG_1515 - Cópia-1496869608

Uma muda de Ipê Amarelo foi plantada no terreno da escola para marcar o lançamento do projeto Sala Verde. O prefeito Ivan Vicenssoti (PSDB) contribuiu com o plantio e ressaltou o valor da questão ambiental de forma indispensável para o futuro. “A conscientização da preservação do meio ambiente para o futuro é um ciclo para toda a vida, e deve ser passado para as crianças através da educação, junto ao poder público. O valor da água, do meio ambiente, a reciclagem, a importância de tudo isso deve ser ensinado”, reflete.

IMG_1498 - Cópia copiar-1496869599

O departamento de Serviço de Água e Esgoto de Artur Nogueira (Saean) esteve presente na cerimônia e promoveu a doação de 60 mudas de árvores para serem plantadas em outras unidades escolares. A Sala Verde passa a ser aberta a estudantes, pais, familiares e a todos os interessados pelas questões ambientais no município.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.