11/12/2020

Artur Nogueira forma mais dois faixas pretas de Judô

Camila dos Santos e Ely Ferreira de Sousa fazem parte do Projeto de Judô Nogueirense que agora conta com 6 faixas pretas

Da redação

É consenso que a Pandemia atrapalhou os planos de todo mundo, no mundo inteiro. A onda do novo corona vírus afetou todos os setores, desde a saúde e educação, até os comércios e industrias. O Esporte também foi prejudicado. Até as Olimpíadas que aconteceriam no Japão no mês de agosto foram adiadas.

Mesmo com todas as dificuldades geradas, o Projeto Judô Esporte Social, realizado pela Prefeitura de Artur Nogueira, tem muito a comemorar. “Foram muitas as incertezas. Sobre o contágio, sobre o tratamento, quando retornaríamos. A única certeza que tínhamos era de que não poderíamos ficar parados. Cada um dos professores do Projeto fez o seu melhor para adaptar as ações e tentar manter os benefícios do Judô”, comenta o Professor André Jr.

Dentre as ações realizadas pelos judocas tivemos a construção do novo dojo, dezenas de treinos realizados via aplicativos, ações de arrecadações de leite e bolachas, gravações de vídeo aulas para as crianças, treinamentos regionais on-line, competição virtual e a criação do Protocolo para retorno de aulas presenciais. Todas essas ações mantiveram a proposta do Projeto durante a Pandemia. Mas, sem dúvida, a ação mais comemorada por todos os judocas foi a promoção dos alunos Camila Ap. dos Santos Vieira e Ely Ferreira de Sousa. Ambos participaram do exame realizado pela Federação Paulista de Judô, e foram promovidos a faixa preta.

Desde o início do ano, Camila e Ely realizaram cursos e se prepararam para realizar uma boa prova. Apesar da incerteza se a Federação ofocializaria ou não o exame ainda em 2020, os judocas não pararam a preparação. Após a confirmação do exame, os judocas iniciaram as ações para levantar as custas a serem pagas. “Fizemos uma campanha para a venda de pizzas. Muitas pessoas ajudaram e conseguimos levantar o valor necessário. Temos muito a agradecer a todos”, afirma o Professor Lucas Vieira. O exame prático realizado pelos judocas também foi adaptado, no modelo de Tandoku Renshu (“treinamento solitário”), respeitando todo protocolo sanitário de combate ao Covid-19. Os nogueirenses realizaram o exame no dia 21 de novembro e conviveram com a expectativa do resultado. Após o status de aprovado na Plataforma da Federação, só restou comemorar.

Camila Ap. dos Santos Vieira, 18 anos, iniciou o judô influenciada pelo irmão e também faixa preta Lucas Vieira. Participava das aulas contrariada, mas sempre sob a responsabilidade do irmão. Com o tempo fez amigos e começou a ver os resultados. Camila colecionou medalhas em campeonatos estaduais e nacionais. Chegou a lutar na Alemanha representando a Seleção Brasileira. Atualmente é estudante de Educação Física e estagiaria nas aulas de Judô das crianças. “Estou muito feliz e tenho muito a agradecer a muita gente, principalmente ao meu irmão que praticamente “me obrigou” a começar. Acredito muito no judô como agente transformador de vidas, assim como transformou a minha. Quero muito continuar competindo e podendo ensinar um pouco do que aprendi”, comemora Camila Vieira.

Ely Ferreira de Sousa, 17 anos, iniciou o judô muito pequeno, logo no início do Projeto Judô Esporte Social em Artur Nogueira. Muito incentivado pelos pais, sempre foi um aluno muito tímido, mas assíduo. Em 2017 surpreendeu a muitos com resultados expressivos, apesar de nunca antes ter apresentado interesse por competições. Desde então apresentou uma evolução técnica muito grande. Passou a participar com instrutor das aulas das crianças para ajudar no atendimento das escolas. “Estou tão feliz que me faltam as palavras. Agradeço a todos que me ajudaram direta ou indiretamente. Espero poder contribuir o bem que o judô me fez”, comenta Ely Sousa.

Juntamente com Camila e Ely, o Sensei do Nosso Clube de Limeira, Leandro Takada, realizou exame e conquistou o 2º grau. Leandro Takada é um grande colaborador do Projeto de Artur Nogueira desde o início. Foi o responsável por implantar o programa de capacitação de jovens árbitros no Judô nogueirense.

Agora o Projeto de Judô Nogueirense conta com 6 faixas pretas: Rodolpho Lavoura, Kauan Cabrini, Lucas Vieira, André Ferreira Jr., Ely Sousa e Camila Vieira. “Acreditamos muito no resultado construído a longo prazo. Mais do que medalhas, nossa preocupação é na formação de pessoas de bem, utilizando o esporte como ferramenta pedagógica de desenvolvimento de valores. Camila e Ely nos encheram de orgulho e estão de parabéns. Agora mais que nunca, tornam-se referências para os alunos mais novos”, completa o Professor Rodolpho Lavoura.

……………………………………..

Tem uma sugestão de entrevista? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.