23/10/2020

Artur Nogueira está na fase verde e horários dos ônibus não sofrem alteração

Longo intervalo entre um horário e outro é uma das principais reclamações da população que utiliza o transporte

Da redação

O avanço para a fase verde do Plano São Paulo liberou o funcionamento de todos os estabelecimentos comerciais e de serviços, incluindo academias e restaurantes, desde que com capacidade limitada a 60% e adoção dos protocolos de prevenção. Apesar de Artur Nogueira estar inclusa há quase duas semanas na fase de abertura parcial, o funcionamento do transporte público não sofreu alteração. O longo intervalo entre um horário e outro é uma das principais reclamações de quem utiliza o serviço.

A estudante Priscila Trindade Araújo Pinto se sente prejudicada ao esperar por muitas horas entre o intervalo de um ônibus e outro. “Eu não uso com muita frequência, por enquanto. Em média uma ou três vezes ao mês. E não estou satisfeita com os horários, pois tem pouca opção, o que acaba dificultando o trajeto. Ficamos à mercê de outras alternativas, como caronas clandestinas”, afirma

Os horários dos ônibus foram reduzidos devido a pandemia da Covid-19. De acordo com a estudante, essa mudança a afetou de forma negativa, “pois com a redução cresceu a quantidade de pessoas no ônibus”, expõe.

Para Rosimeire Ferreira dos Santos, a mudança dos horários de ônibus não foi tão positiva. Ela declara não utilizar com frequência o transporte público devido aos novos horários. “Pego muito pouco porque perde muito tempo no ponto de ônibus”, alega.

Perguntada se já sofreu algum prejuízo devido aos horários atuais, Rosimeire afirma que sim. “Pela demora perdi horário e compromisso”, reclama. Além da espera pelos ônibus, a munícipe observou que ainda se tem aglomeração. “Não acho importante essa redução de horários, porque aglomera mais gente em um horário reduzido”, pondera.

Já para Eglenir Simone Barranqueiro, a mudança nos horários dos ônibus trouxe diferentes prejuízos. “A mudança prejudicou bastante, viagens mais cansativas, as vezes não consigo voltar no mesmo dia, mais gastos com Uber”, queixa.

Felipe Augusto Pinheiro de Moraes costuma utilizar o transporte público duas a quatro vezes por semana. Ele considera a medida de redução dos horários relevante. “Considero importante, pois o risco de contágio em ônibus é grande”, justifica.

Apesar de não ter sofrido nenhum prejuízo com os novos horários, Moraes pensa que é importante aumentar a frota, “pois pra quem depende de ônibus diariamente, fica esperando longas jornadas até outro ônibus é complicado e incômodo”, expressa.

A última atualização dos horários aconteceu no mês de agosto.

O Portal Nogueirense entrou em contato com a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) para saber se haverá atualização nos horários de ônibus frente à Fase Verde do Plano São Paulo, referente a linha 608 (Cosmópolis / Engenheiro Coelho).

A empresa declarou que a Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) está com a “Operação Monitorada” desde o início da quarentena com acompanhamento diário e por faixa horária das linhas intermunicipais. A empresa também informou que sempre que verificada a necessidade novos veículos são colocados em circulação.

A linha 608 está programada atualmente para realizar nove partidas por sentido em dias úteis. A EMTU disse que intensificará as fiscalizações para verificar o nível do serviço prestado aos passageiros.

As pessoas que utilizam as linhas intermunicipais podem ajudar no planejamento dessa operação especial fazendo seu registro nas redes sociais da EMTU, como Twitter e Instagram, além do site www.emtu.sp.gov.br/ouvidoria. É importante citar o número da linha, a faixa horária e sentido para facilitar a análise da equipe técnica.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.