05/09/2018

Educação de Artur Nogueira está abaixo da meta segundo Ideb

Dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais

Da redação

Artur Nogueira não conseguiu atingir a meta estipulada para os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2017. Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). São levadas em consideração escolas públicas (municipais, estaduais e federais).

As notas variam de 0 a 10, sendo que quanto maior o desempenho dos alunos e maior o número de alunos promovidos, maior será o Ideb, que é divulgado a cada dois anos. Artur Nogueira possuía meta 6.6 (do 1º ao 5º) e atingiu 6.5; já com relação ao 6º, 7º, 8º e 9º anos, o objetivo era 5.6 e a educação nogueirense alcançou 4.8. Além do município, outras duas cidades não obtiveram bom desempenho, como Morungaba (6.3) e Santo Antônio de Posse (6.0).

Das 20 cidades que compõem a Região Metropolitana de Campinas (RMC), apenas quatro atingiram as metas estipuladas, são elas: Holambra (SP), Itatiba (SP), Jaguariúna (SP) e Vinhedo (SP). Os quatro municípios, inclusive, foram os únicos a atingirem a meta nos anos finais.

As metas do Ideb são calculadas pelo Inep considerando o estágio de desenvolvimento educacional em cada unidade escolar a partir de 2005. Nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º), a cidade com a melhor nota na RMC foi Jaguariúna (SP), com 7,4. A cidade ultrapassou o objetivo estipulado para o ano, que era de 6.2.

Das 20 cidades da RMC, 17 atingiram a meta do Ensino Fundamental. As três que não conseguiram foram Artur Nogueira (6.6), Morungaba (6.3) e Santo Antônio de Posse (6.0). No entanto, para os anos finais (do 6º ao 9º ano), somente quatro cidades conseguiram atingir a meta nessa faixa: Holambra (SP), Itatiba (SP), Jaguariúna (SP) e Vinhedo (SP). Jaguariúna (SP) volta a figurar na ponta da RMC, com 6.4 de nota nos anos finais.

Prefeitura

Em relação a nota do Ideb, a Prefeitura de Artur Nogueira emitiu a seguinte declaração:

A Educação de Artur Nogueira nos Anos iniciais do Ensino Fundamental deveria ter atingido a Meta de 6.6 no Ideb 2017, meta projetada pelo Governo Federal, porém manteve a mesma nota de 2015. A avaliação que mede os Índices de Desenvolvimento da Educação Básica acontece de dois em dois anos, portanto o índice apresentado refere-se ao período de 2016 e 2017.

Acreditamos que o município de Artur Nogueira tem uma Educação muito sustentada e que os índices se apresentam de maneira crescente e consistente. O décimo (0,1) não alcançado deve-se ao fato de que a meta projetada se referia a oito unidades de Ensino Fundamental do município, porém foi incluída na média a Escola inaugurada no segundo semestre de 2016, totalizando nove unidades.

A Secretaria de Educação do Município desde que assumiu em 2017 vem implementando ações para garantir o Ensino de qualidade para todos os alunos, como Investimento em formação para os professores (PNAIC, Convivência Ética, Estudo da BNCC), parceria firmada com a UNIFAJ na Formação do Professor (Pós-graduação), convênio com o Governo do Estado para a implantação do Material apostilado de Português e Matemática, parceria com o MEC para o Programa MAIS ALFABETIZAÇÃO, que consiste em ter uma assistente de alfabetização nos primeiros e segundos anos, ou seja, dois profissionais dentro da sala de aula, e a valorização do trabalho dos Professores, inclusive retomando o direito à Lei do 41-A.

A Administração Municipal parabeniza todos os profissionais que se dedicam na formação dos nossos alunos e acredita que a meta do município só tem a crescer nos próximos anos.

Índice

O Ideb foi criado em 2005 pelo Governo depois que a Prova Brasil passou a ser censitária para o Ensino Fundamental, aplicada em todas as escolas. O índice combina dois elementos para medir o desempenho educacional. O primeiro item é a proficiência dos estudantes nas provas nacionais. O segundo é a taxa de aprovação, que é a medida do avanço dos alunos entre as etapas e anos da educação básica. Para elevar o Ideb, as escolas precisam melhorar os dois indicadores, simultaneamente.

Leia mais

Cardápio da merenda de Artur Nogueira não está sendo seguido, afirmam pais

Escolas devem receber melhorias com repasse de R$ 305 mil para Artur Nogueira

Moradores denunciam falta de merenda em escolas de Artur Nogueira

“Não faltou alimento para as crianças”, defende Elaine Vicensotti

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.