13/12/2015

“Artur Nogueira é uma cidade muito acolhedora”, diz maestro californiano Dean Anderson

Em passagem pela cidade com a esposa Mira Khomik, casal participou do Cultura Rock Sinfônico e desenvolveu projetos na Corporação.

“Adorei esta cidade. Ela é muito acolhedora”, disse o maestro Dean Anderson, que esta semana esteve em Artur Nogueira para o Cultura Rock Sinfônico. Junto da esposa Mira Khomik, doutora em Música, o casal aproveitou a cidade e participou de alguns projetos junto com o maestro Ricardo Michelino na Corporação Musical 24 de Junho. Dean e Mira se despedem da cidade hoje e retornam para a Argentina, onde desenvolvem projetos musicais.

Dean é doutor em música pela Universidade da Califórnia em Los Angeles, e coordena um projeto semelhante ao Retreta na cidade americana. A música sempre esteve em sua vida, mas só a 15 anos se tornou maestro.

A vinda para a Artur Nogueira veio após o maestro Michelino apresentar o projeto Retreta na Ucla, em maio. Dean conta que se apaixonou pela ideia, e ver com os próprios olhos como o projeto funciona aqui, foi inspirador. Apesar disso levar o projeto para a Califórnia não será uma tarefa simples. Segundo ele, falta cooperação e o modelo para crianças carentes é inviável, já que a maioria tem poder aquisitivo, por isso o modelo brasileiro é mais eficaz. “Temos um projeto em Los Angeles para crianças que não tem condições. Mas não é a mesma coisa. Porque lá a maioria das pessoas tem poder aquisitivo. Aqui há muitos talentos e apesar da dificuldade, porque não possuem tanto dinheiro, conseguem fazer um ótimo trabalho.”

IMG_8056

Na terça-feira (8) Dean participou do Cultura Rock Sinfônico e tocou ao lado da Banda Radio Machine em apresentação regida pelo maestro Michelino. O evento aconteceu no teatro ‘O Fingidor’, da escola Monteiro Lobato, e reuniu cerca de 500 pessoas. “Foi maravilhoso. Sempre gostei de rock. Tocamos todas as minhas músicas favoritas.”

22

Dean conta que pediu os arranjos para o maestro a fim de fazer o projeto na Ucla. “Já tentei colocar rock em orquestra antes, mas não tive nenhum arranjo para fazer isso. Não sabia que o Ricardo era tão bom pra fazer isso”, e ri. “Vou começar a treinar os músicos e depois o Ricardo vai lá e me ajuda a reger.”

Além do Cultura Rock Sinfônico, Dean e a esposa realizaram algumas atividades na cidade. Mira, que é ucraniana e doutora em música, coordenou duas master class – aulas em que ela assiste o aluno e depois o auxilia com técnicas – a dois grupos de dez alunos de violino da Corporação 24 de junho e ainda realizou um recital no Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus de Engenheiro Coelho.

IMG_8031 IMG_8005

Recentemente, Mira também tocou no Walt Disney Concert Hall, na Califórnia, com casa cheia.

Foi a segunda vez que o casal veio ao Brasil, mas a primeira no estado de São Paulo. Entre suas impressões de Artur Nogueira ficaram o povo acolhedor e a comida. “[A cidade] É muito bonitinha, muito legal. Gostei da comida, da pizza, das frutas, que são lindas, o tempo é tranquilo. Adorei. Amei as pessoas. Senti como se fosse daqui. Fui muito bem acolhido e fiz muitos amigos.”


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.