20/11/2013

Artur Nogueira é beneficiada com dois clínicos do Mais Médicos

SAÚDE: Profissionais são brasileiros com formação no exterior

Rafaela Martins

O município de Artur Nogueira foi contemplado com dois clínico-gerais na segunda etapa do programa Mais Médicos do Governo Federal. Os profissionais, que são brasileiros e formados no exterior, irão trabalhar nas Unidades de Saúde da Família (USF).

Os médicos vão integrar as equipes que são responsáveis pelo acompanhamento das comunidades, com ações de prevenção, reabilitação e na manutenção da saúde. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, os profissionais que trabalharão em Artur Nogueira são os médicos Diovan Cruz e Vilson Felau.

A previsão para o início dos trabalhos dos dois médicos é para o início do próximo ano, já que eles devem acompanhar os atendimentos realizados nas USF’s por 45 dias.

Segundo o secretário Municipal de Saúde, Aldo Todero, esse programa trará muitos benefícios para Artur Nogueira. “Nosso município receberá dois profissionais que trabalharão e criarão um vínculo com a comunidade nogueirense. O programa tem a duração de três anos. Isso custa para o município uma bolsa alimentação e um auxílio moradia. Sem dúvidas, isso foi um grande ganho para a Saúde de Artur Nogueira”, afirma Todero.

O programa

O Mais Médicos faz parte de um plano de melhorias no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que prevê investimentos que somam mais de 5 bilhões em infraestrutura da unidade básica de saúde, unidades de pronto atendimento, hospitais e outras unidades.

Os médicos que chegam ao Brasil participarão de um curso de formação no funcionamento do SUS, para que possam estar aptos a atuar, exclusivamente, nas Unidades Básicas de Saúde. Os profissionais não poderão trabalhar como plantonistas ou especialistas, mas devem, obrigatoriamente, atender 8 horas diárias nas USF’s.

A bolsa de trabalho pelo Mais Médicos é de R$ 10 mil mensais, dinheiro que é depositado diretamente na conta do profissional, que não tem vínculo com os municípios. A bolsa é para um período de três anos. Conforme o programa, a prefeitura arcará com os custos de alimentação e moradia dos médicos.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.