08/04/2021

Artur Nogueira é a 524º no ranking estadual de vacinação contra Covid-19

Município Nogueirense está melhor ranqueada que cidades vizinhas na vacinação contra a Covid-19

Michael Harteman

Segundo o Governo do Estado de São Paulo, Artur Nogueira ocupa a posição 524º no ranking de vacinação estadual contra a Covid-19, com 8,9% da população tendo recebido pelo menos a primeira dose do imunizante. A justificativa da Prefeitura para estar na parte de baixo do ranking, é que cidades que contém uma população maior de idosos e profissionais de saúde recebem mais doses para serem aplicadas nesses grupos.

Até o momento, segundo o ranking do governo, Artur Nogueira aplicou 4.926 doses e imunizou 8,9% da população. Pra efeito de comparação, a cidade do estado de São Paulo que menos vacinou foi Balbinos (SP), que imunizou 4,5% dos moradores. Serrana (SP), que recebeu vacinação em massa para um estudo do Instituto Butantan, já imunizou 61% da população e lidera o ranking.

Artur na frente

Na região a porcentagem é parecida. Engenheiro Coelho vacinou 6,8 % da população e ocupa a posição 614º no ranking. Holambra vacinou 8,5% e ocupa a posição 543º. Cosmópolis imunizou 6,9% da população e fica com a posição 610º na lista.

Posição da Prefeitura

O Portal Nogueirense entrou em contato com a Prefeitura de Artur Nogueira e perguntou se há algum motivo em específico para que a cidade esteja na parte debaixo da lista, e se há alguma previsão de que o ritmo de chegada das doses seja acelerado.

O Poder Executivo explicou que, nesse momento, estão sendo destinadas mais doses para municípios com uma população maior de idosos e profissionais da área da saúde. Confira, na íntegra, a nota enviada pela Prefeitura de Artur Nogueira.

A porcentagem de vacinados perante ao número da população é subjetiva.

Há municípios que têm um montante de idosos/profissionais de saúde muito grande e outras nem tanto. Sendo assim, cidades com muitos idosos/profissionais da saúde consequentemente, neste momento, estão recebendo um número maior de doses.

Além disso, dentro dos 645 municípios do Estado de São Paulo, há 28 Grupos de Vigilância Epidemiológica (GVEs). Alguns GVEs utilizam as remessas para aplicar 1ª e 2ª dose, já outros utilizam para imunizar apenas a 1ª dose. Ou seja, no Ranking de percentual da população – Aplicação da 1ª dose, alguns municípios estarão em posições mais superiores tendo em vista a quantidade de idosos mais profissionais da saúde.

Se Artur Nogueira for comparada aos municípios do GVE Campinas (o qual faz parte), estará bem posicionado no ranking. Para se ter uma melhor compreensão de como o município está indo na vacinação, é necessário fazer um cálculo em cima da população alvo e não na população geral, já que a população de idosos e profissionais da saúde varia de local para local.

Lembrando que além dos idosos e profissionais da saúde, devemos lembrar de contabilizar o início dos profissionais de segurança pública, além de indígenas e quilombolas.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique AQUI e envie para o Portal Nogueirense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.