14/01/2021

Artur Nogueira busca criação de leitos de UTI

Com a superlotação do HC da Unicamp, município busca alternativas para atendimento

Da redação

A cidade de Artur Nogueira busca a criação de dois leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes da rede pública de atendimento. O município até o momento não oferece esse tipo de serviço. Com a superlotação do Hospital das Clinicas da Unicamp, pacientes nogueirenses podem ser transferidos para outras localidades, caso precisem de uma unidade intensiva.

Com o aumento das internações provocados por casos de Covid-19, o hospital (HC) referência para receber moradores de Artur Nogueira está lotado e recomendou ao município não enviar pacientes. Neste caso, o sistema de regulação pode indicar e encaminhar os pacientes para outras localidades.

“Quando isso acontece, os pacientes são inseridos normalmente na Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross) e o médico regulador do Estado realiza a regulação para outros prestadores de serviços. Ou seja, os pacientes são encaminhados para outros hospitais da região, como a PUC Campinas, Mário Gatti, entre outros”, destaca o diretor clínico do município, Wilson Andrade Barbosa.

UTI

Para amenizar o problema, o município negocia a possibilidade de recursos e parcerias para oferecer aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), leitos de UTI em Artur Nogueira como relata o vice-prefeito, Davi Fernandes (PSDB).

“Inclusive, existe uma conversa com a Departamento Regional de Saúde (DRS-VII) para que haja a disponibilização de dois leitos de UTI para o município. Há ainda uma tratativa entre o município e o Hospital Bom Samaritano com relação a esse assunto”, pontua.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.