17/06/2015

Artistas nogueirenses são selecionados para etapa regional do Mapa Cultural Paulista

Modalidades de Dança, Teatro e Artes Plásticas terão representantes do município na fase que acontece no próximo semestre.

Artistas nogueirenses foram selecionados no último final de semana para concorrer à etapa regional do Mapa Cultural Paulista que acontece no próximo semestre. O concurso foi realizado no Teatro O Fingidor, da Escola Monteiro Lobato, e na avenida XV de Novembro e contou com cerca de 30 participantes nas modalidades dança, teatro e artes visuais. As categorias foram avaliadas por um júri técnico composto por profissionais do município e da região.

Foram classificados na categoria dança o grupo Pérolas do Oriente, com a coreografia Do Tango ao Derbak, criada pela coreógrafa Gabriela Freire Trombetta Calheiros. Como suplente na categoria ficou a Companhia de Dança Eliane Carneiro, com a performance No mundo de Moulin Rouge.

Para Gabriela, que participou pela primeira vez do concurso, a disputa foi acirrada. “Já começamos numa competição com uma grande coreógrafa e de muita experiência, que é a Eliane Carneiro. Foi um momento bem bacana para mim e para minhas alunas, todas em sua primeira competição”, comenta. Agora ela se diz muito orgulhosa e ansiosa pela próxima etapa. “Iremos representar nossa cidade com muita paixão pelo que fazemos e dar o nosso melhor. Queremos mostrar que nossa cidade tem uma cultura forte e pessoas que a representam com muito orgulho.”

Grupo Pérolas do Oriente pousa para selfie durante os preparativos da seletiva do Mapa Cultural.

Já nas categoria Teatro e Artes Visuais foram selecionados, respectivamente, o Movimento Cultural Brincantti, com o espetáculo A Margem das Voltas, e Gabriela Cristina Evaristo, Márcia Castro e Fromberg.

A fase regional está prevista para acontecer entre no próximo semestre deste ano entre as cidades das regiões de Araçatuba, Araraquara, Baixada Santista, Bauru, Campinas, Grande São Paulo, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e Vale do Ribeira. Os classificados nesta etapa representarão a região na fase estadual, que acontece na capital paulista.

A partir desta fase será produzido o material de registro da edição, composto por antologia, catálogo, CD e DVD. Os selecionados nas suas categorias participarão da mostra estadual que deve acontecer no primeiro semestre do ano de 2016, em São Paulo.

Em seguida virá a fase de circulação, quando as produções artísticas que participaram da Fase Estadual serão divulgadas no Estado de São Paulo por meio de apresentações e produtos culturais. As apresentações pelo interior do estado poderão receber apoio e/ou patrocínio cultural.

Mapa Cultural Paulista

O Mapa Cultural Paulista é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura, realizado pela Abaçaí Cultura e Arte – Organização Social de Cultura –  e é considerado uma das mais importantes políticas culturais do Estado de São Paulo do ponto de vista formativo, informativo e de circulação de artistas. Criado em 1995, o programa tem como objetivo fomentar as produções culturais do interior, revelando valores em segmentos que não teriam acesso aos meios de comunicação e com pouca visibilidade no meio cultural.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.