23/06/2024

Artistas abrem mão de cachê em concerto histórico da Corporação 24 de Junho

Arraiá Sinfônico acontece nesta segunda-feira em Artur Nogueira com participação de grandes nomes da música brasileira

Da redação

A Orquestra Sinfônica Jovem, sob a regência do maestro Ricardo Michelino, apresentará um repertório com os maiores sucessos do sertanejo raiz e contemporâneo, com a participação especial de renomados artistas como Pedro Leonardo, Marcio & Gustavo, Sami Rico, Marcos Paulo & Marcelo, Paula Mattos, Edson e Hudson, Bruno e Barreto, Derico Sciotti e Chiquinho Oliveira.

Todos os cantores abriram mão de seus cachês para se apresentar sem custo algum no concerto histórico em comemoração ao centenário da Corporação Musical 24 de Junho, que acontece às 19 horas desta segunda-feira, dia exato do aniversário de 100 anos da instituição. Calcula-se que o valor cobrado por artistas poderia ultrapassar R$ 1 milhão caso fosse pago.

O cantor Marcelo, da dupla com Marcos Paulo, disse que aceitou o convite com muita honra. “Quando recebemos o convite do Maestro Michelino, sem dúvidas, aceitamos de imediato. Ficamos felizes em poder presentear a corporação musical com a nossa humilde participação. Segunda-feira é um dia de folga pra gente, mas poder participar com a banda é uma grande honra. Quero parabenizar o maestro, toda a corporação musical 24 de junho. Vamos aproveitar, porque esse dia será marcado para todos nós”, afirma o músico.

A EPTV Campinas, apoiadora do evento, além de garantir a cobertura e transmissão, também arcará com todas as despesas de hospedagem e passagens dos artistas.

Para o maestro Michelino, essa colaboração destaca a importância da Corporação. “Agradeço a todos os músicos, cantores e artistas que acreditam, incentivam e valorizam nossa querida banda. Artistas de renome nacional, que em um show cobram, merecidamente, até R$ 400 mil. Tê-los aqui conosco é uma grande honra e gratidão. Será um concerto emocionante, que já entrou para a nossa história”, afirma o maestro responsável pelo espetáculo.

O prefeito Lucas Sia também expressou sua gratidão aos cantores. “A palavra é gratidão. São grandes artistas, de talento e coração. Quero assistir de perto e ver brilhar este espetáculo que marca o centenário da nossa amada corporação musical,” declara o prefeito.

O Arraiá Sinfônico será realizado a partir das 19 horas, no Balneário Municipal Guilherme Carlini. A entrada é gratuita, com a doação voluntária de 1 kg de alimento não-perecível. O evento tem apoio da Prefeitura Municipal e da EPTV Campinas.

Ambulantes

Mais de 30 ambulantes de Artur Nogueira estarão presentes no Arraiá Sinfônico. Com estrutura montada no Balneário Municipal, o evento contará com opções de comidas, bebidas e brinquedos infláveis para as crianças.

Doações

Além de ser um grande show em comemoração aos 100 anos da Corporação Musical 24 de Junho, o Arraiá Sinfônico também terá uma importante função social: a arrecadação de alimentos não perecíveis e leite, que serão destinados às entidades sociais do município.A entrada será gratuita, aberta ao público, e as doações não são obrigatórias.

Para facilitar as doações, haverá um ponto de arrecadação bem sinalizado no recinto e uma equipe estará disponível para auxiliar os voluntários. “É uma oportunidade de celebrarmos a história da banda e, ao mesmo tempo, promover a solidariedade, ajudando quem mais precisa”, comenta o maestro Ricardo Michelino.

Como tudo começou

A Corporação Musical 24 de Junho existe antes mesmo do município de Artur Nogueira. Há 100 anos, houve uma iniciativa do benfeitor Daniel Cesário de Andrade, que não era músico, mas acreditava na importância da existência de uma Banda Musical em cada localidade.

A Banda, portanto, nasceu aqui e foi conduzida por inúmeros moradores do município; dentre eles, destaca-se o querido e saudoso Sr. Nico de Fáveri, que permaneceu na Corporação por mais de 50 anos, sendo um grande incentivador para a criação e avanço do Projeto Retreta. O Coreto da cidade, inclusive, hoje leva o nome do senhor Nico, após uma indicação do maestro Ricardo Michelino.

Entre 2009 e 2010, o Projeto Retreta nasceu como um dos frutos da Corporação. Ele foi pensado e idealizado pelo maestro Ricardo Michelino e hoje atende, de forma gratuita, mais de 3 mil alunos – tanto na sede, quanto nas Escolas Municipais.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.