09/08/2018

Área ambiental vira ponto de usuários de drogas em Artur Nogueira

Falta de cercado pode afetar a segurança do local

Da redação

Uma área ambiental, que deveria ser preservada em Artur Nogueira, está abandonada e servindo como ponto para usuários de drogas e moradores de rua. O fato foi constatado após conversa com moradores do bairro Arrivabene. A queixa deles já se formalizou em um abaixo-assinado e uma indicação foi feita recentemente por vereadores junto à prefeitura. Indagado sobre a situação no local, o prefeito Ivan Vicensotti (PSB) – via Assessoria de Imprensa – afirmou que a área recebe patrulhas de rotina.

A área está localizada na rua Lourenço Arrivabene, no Jardim Arrivabene. Segundo moradores dos arredores, há tempos a falta de segurança tem incomodado, já que o local não é envolto com cercas ou alambrados. Assim, tal fato tem facilitado o acesso de quaisquer pessoas, principalmente àquelas que utilizam e comercializam substâncias ilícitas.

José Alves mora no bairro há 15 anos e corrobora a situação. “Aqui fica cheio de má gente, e à noite fica ainda mais perigoso. Não dá para ter visão do que acontece lá embaixo”, declara o agente de limpeza que tem esperança que a realidade irá mudar.

A reclamação dos moradores já virou até abaixo-assinado. A solicitação ao Poder Executivo foi feita no dia 19 de julho deste ano (2018) e elegeu Célio Santana como representante para esclarecimentos e encaminhamentos. No documento, consta o pedido para cercamento da área ambiental e a justificativa de que, no local, há grande índice de uso de entorpecente, o que causa risco sobretudo a mulheres e crianças, as quais frequentam as proximidades da área.

“Seria bom isolar tudo. Crianças passam por esse caminho para ir à escola. É perigoso”, opina Eliezer Damasceno, também morador do bairro. Além da insegurança, há outro ponto abordado. De acordo com Damasceno, o local também acumula resíduos descartáveis. “Como a rua de baixo é de ‘terra’, não passa caminhão. Os moradores precisam trazer o lixo aqui para cima, o que acaba acumulando na área ambiental. Acredito que se colocassem uma caçamba já ajudaria”, afirma e propõe uma solução.

A área ambiental em questão é de responsabilidade do Poder Público e contém uma placa de registro do Serviço de Água e Esgoto de Artur Nogueira (Saean).

Tema de indicação parlamentar

Os vereadores Davi da Rádio (DEM) e Lucas Sia (PSD) solicitaram, em 31 de julho de 2018, que fossem tomadas medidas necessárias para que seja impedido o acesso de munícipes na área ambiental localizada na Rua Lourenço Arrivabene, no Jardim Arrivabene, colocando cercas ou alambrado no local.

Parte da argumentação dos parlamentares pontua que “é dever da municipalidade zelar pelo bem-estar e segurança da população, colocando cerca ou alambrado nessa área, a fim de inibir a circulação de usuários de drogas e delinquentes”.

Prefeitura

Indagado sobre a situação no local, o prefeito Ivan Vicensotti (PSB) – via Assessoria de Imprensa – se limitou a dizer que a área recebe patrulhas de rotina. Confira restante da nota na íntegra:

“A Prefeitura informa que, assim como em todo o município, a área de preservação no bairro Jardim Arrivabene, recebe patrulhas de rotina, visto que todo o município precisa de segurança.

Apenas no primeiro semestre de 2018 foram feitas mais de 80 apreensões de entorpecentes em diferentes bairros de Artur Nogueira. Foram apreendidos mais de 9 quilos de cocaína, quase 6 quilos e meio de maconha e 428 gramas de crack.

Afirmamos ainda que por conta dessas rondas, estamos em 9° lugar na lista (Urban Systems Brasil) das 50 cidades mais seguras do país. Tal resultado se dá por conta dos investimentos feitos na segurança.

No ano de 2018, adquirimos equipamentos de segurança de última geração. O drone, Falcon 01, por exemplo, foi utilizado em algumas dessas apreensões apresentadas anteriormente. Também adquirimos o Helper, aparelho fixo que ao ser acionado por um munícipe, faz contato direto com a base policial, adiantando o atendimento.

A Prefeitura, desde o início da atual gestão, deixou claro que os pilares seriam: educação, saúde e segurança, e como visto, é onde onde mais temos investido. “Dar condições de trabalho aos policiais também é uma maneira de aumentar a segurança do município. Trocamos a frota de veículos, investimos em cursos, adquirimos aparelhos de qualidade para estarmos onde estamos hoje; Hoje em 9º lugar, amanhã em terceiro, até que sejamos o município mais seguro do país”, afirmou o prefeito Ivan Vicensotti”.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.