06/01/2020

Aprenda a tirar projetos do papel e realizar seus sonhos em 2020

A psicóloga Sabrina Tanajura traz algumas dicas sobre como transformar sonhos audaciosos em planos palpáveis para este novo ano

Informe publicitário

Enfim começamos o novo ano e como bons anfitriões que somos o recebemos de braços abertos, com um sorriso no rosto, alegria no coração e muitíssimo dispostos a fazer com que ele receba todo o nosso amor, afinal, é neste nosso “convidado” que depositamos nossas expectativas de dias melhores assim como a esperança de que carinhosamente retribua nossas boas-vindas realizando nossos “audaciosos” sonhos.

E, é claro, que todos temos as nossas listinhas de sonhos carregadas de desejos até porque como disse certa vez Emílio Santiago: “Sonhar não custa nada”. Mas será mesmo que não custa? Sonhar seria mesmo um ato revolucionário e audacioso? Teríamos mesmo que esperar pacientemente que a materialização dos sonhos seja uma graça concedida pelo universo já que fomos tão receptivos e nos apresentamos cheio de boas intenções?

Sonhar é, sem sombra de dúvidas, umas das mais belas capacidades do humano, mas bonito mesmo é ver como cada pessoa se dispõe a construir a vida que tanto deseja! É maravilhoso sonhar e para que continue sendo fonte de contentamento é fundamental que saibamos transformar em realidade.

Nossos desejos, em geral, não são pequenos, afinal, quem sonha pequeno? Então um bom jeito de começarmos o ano é dando uma organizada na nossa listinha. Separar nossos desejos por categoria pode ser uma boa estratégia, pois poderá nos ajudar a ver melhor o que precisamos fazer para chegarmos mais perto do que tanto queremos.

 

Um outro ajuste que precisa ser feito é avaliar se todos os desejos da listinha precisam ser cumpridos neste ano e ao mesmo tempo. Selecionar para ter foco é fundamental, pois no final do ano com certeza já estaremos um pouco mais cansados e “sem braços” para dar conta de tantos projetos.

Pensar sobre o quanto se deseja investir também vai fazer parte dessa organização. E quando nos referimos a investimento, estamos falando de dinheiro, tempo e energia.

 E a pergunta mais difícil dessa organização: do que estamos dispostos a abrir mão para realizar nossos desejos? É desagradável pensar nisso, porém, vai fazer parte do processo e é preciso estarmos conscientes para que não fiquemos brigando com nós mesmos no meio do caminho.

De forma resumida: separar por categoria, selecionar quais ficam, avaliar condições de investimento e analisar renúncias, inclusive dos próprios planos. Isso também poderá fazer parte, uma vez que estamos sempre nos desenvolvendo.

Com a organização dos “sonhos-meta” estabelecida, é hora de preparar os passos mensais, semanais e diários que nos aproximarão do cumprimento de nossos objetivos. É fundamental transformar os sonhos em pequenas metas diárias, pois além de nos motivar devido às conquistas mais palpáveis, reduz muito o nível de ansiedade inerente ao projeto. A velha máxima “de grão em grão a galinha enche o papo” cai muito bem nessa etapa. Outro ponto de destaque aqui é que a ordem dos fatores altera o produto: é necessário partir do projeto anual para semestral, depois mensal, semanal e diário, ou seja, do macro para o micro. Muita gente desiste ao tentar passar direto do anual para o diário e a prática mostra que dividir por partes ainda é menos desgastante.

Feito tudo isso quer dizer então que os sonhos serão realizados? Não é uma garantia. Precisamos lembrar que a festa da vida é dinâmica, que estamos sujeitos a imprevistos e contratempos e que mesmo quando tudo está organizado e nos esmeramos em recepcionar da melhor forma possível, nem sempre os convidados saem totalmente satisfeitos ou tampouco retribuem nossas gentilezas e está tudo bem, sabe por quê? Porque sonhamos e através dos nossos sonhos mais ousados acreditamos na nossa maravilhosa capacidade de transformar e aprender a viver!!! Bem-vindo 2020!

Pensando em facilitar seu processo de organização, preparamos uma tabela especial para delinear suas metas deste ano. É muito fácil e você pode começar inclusive agora. Basta clicar aqui e imprimir o arquivo.

Sabrina F. Tanajura é psicóloga clínica especialista em terapia cognitivo comportamental. O endereço de atendimento é R. São Sebastião, 405 – Centro, Artur Nogueira/SP, Clínica Essence. Para entrar em contato o telefone é (19) 3827-1227  e o celular é (19) 98184-6878.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.