19/10/2021

Após assalto, 67% do esgoto em Artur Nogueira volta a ser despejado em rio

Estação Sítio Novo foi assaltada nesta terça-feira (19) e data de retorno é incerta

Da redação

A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Sítio Novo, em Artur Nogueira, está sem operação, após o cabeamento da unidade ser roubado na madrugada desta terça-feira (19). A ETE foi recém inaugurada e tem a capacidade de tratar 67% do esgoto nogueirense coletado. Segundo o Serviço de Água e Esgoto da cidade (SAEAN), devido ao roubo, o sistema volta a operar como no passado, ou seja, com apenas 30% do esgoto coletado tratado. O restante será despejado em uma lagoa de decantação.

O Prejuízo na unidade pode ultrapassar os R$ 70 mil. Segundo o Boletim de Ocorrência (BO), a estimativa é que foram levados 569 metros de cabos e 86 peças de terminais de compreensão. Técnicos afirmam que a instalação de uma nova rede de energia, pode durar uma semana. No entanto, a aquisição dos cabos e novos componentes e conectores deve alongar o tempo sem a ETE retomar suas atividades.

Nota do Saean

O Saean lamenta o roubo ocorrido na madrugada desta terça-feira (19) na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Sítio Novo por 4 indivíduos armados.

Eles renderam o operador da estação e levaram aproximadamente R$72 mil em materiais como cabos de energia, transformador, terminais de compressão, escada, caixa de ferramentas, garrafa de água, botijão de gás e bateria do gerador.

O roubo afetou consideravelmente a ETE, que agora permanecerá parada até que seja restabelecida a energia no local e feita a compra de todo o material levado.

Assim, o sistema volta a operar como no passado, ou seja, com apenas 30% do esgoto coletado tratado. O restante será despejado em uma lagoa de decantação.

Novamente, a autarquia lamenta o ocorrido e afirma que o principal prejudicado é o Meio Ambiente que, infelizmente, receberá dejetos, os quais eram tratados e evitavam danos à natureza.

A previsão para o funcionamento pleno da ETE em breve será informada haja vista a necessidade da compra dos novos materiais em caráter de urgência e religação da energia na estação de tratamento.

Um boletim de ocorrência foi registrado e a Polícia Civil está investigando o delito.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.