20/03/2019

Após anos, Benvenuto terá rede de esgoto em Artur Nogueira

Iniciadas há cerca de uma semana, serviço deverá se estender por mais essa semana; Prefeitura terá que efetuar ligação de esgoto de residências à rede

Diego Faria

As obras de instalações das tubulações da rede de esgoto no bairro Benvenuto, em Artur Nogueira, estão em andamento. Iniciadas no dia 11 de março (segunda-feira), a primeira etapa do trabalho deverá se estender por mais essa semana.

Alguns moradores reclamam da lama que vem se formando no bairro, principalmente, nesse período de chuvas do mês de março. Eles esperam que com essa etapa concluída, o serviço de infraestrutura do bairro seja levado adiante pela administração do município.

O serviço de instalação das tubulações mestras de esgoto no bairro Benvenuto começou a ser efetuado por uma empresa terceirizada há pouco mais de uma semana. Valetas precisaram ser abertas nas ruas do bairro para que os dutos fossem inseridos no local.

Parte das tubulações da instalação continua a ser aplicada, sendo inseridas à rede do Jardim Planalto. Para que esse serviço fosse realizado, R$ 450 mil foram destinados à Artur Nogueira através de emenda parlamentar de Cauê Macris (PSDB) ao orçamento estadual.

Pelo menos 15 pessoas trabalham diariamente no local para o serviço de instalações, onde máquinas e caminhões estão sendo utilizados para o andamento do trabalho. Manilhas e encanamentos que estão depositados nas imediações do bairro serão instalados no decorrer da semana.

Franscisco Coelho, encarregado da obra, afirma que essa é apenas a primeira etapa do trabalho. “A previsão é finalizarmos nessa semana, estamos nos empenhando bastante, apesar do tempo de chuvas. Agora, o município é que terá que fazer a ligação da rede de esgoto das casas a essas tubulações”, relata.

O morador Moisés Emílio da Silva considera a obra necessária e importante para o bairro Benvenuto. Ele espera que a rede de esgoto possa ser finalmente ligada e que os moradores tenham melhores condições de infraestrutura no local. “Se tudo for como estão dizendo, essa obra beneficiará muito a gente que mora aqui. Até o momento, não temos rede de esgoto aqui, as casas têm somente fossas. Com essa obra, pelo menos essa etapa deverá ser resolvida”, pontua.

Não é de hoje que os moradores do bairro Benvenuto enfrentam uma situação difícil por causa da falta de infraestrutura. O problema se estende há cerca de 30 anos, desde quando o local foi loteado e as primeiras casas começaram a ser construídas.

Em dias de fortes chuvas, as ruas do bairro ficam intransitáveis. Na semana passada, o local ficou totalmente alagado, impedindo moradores até mesmo de saírem de casa. Imagens foram compartilhadas nas redes sociais, exibindo a situação em que vivem os munícipes daquela região.

Moisés Muniz é vice-presidente da Associação dos Moradores e Proprietários do Benvenuto. Ele afirma que todo o atraso de andamento das obras do referido bairro são provenientes da demora na expansão urbana da cidade.

“A minha reivindicação é para que os vereadores de Artur Nogueira se conscientizem e nos ajudem na aprovação da expansão urbana do município para que a infraestrutura do bairro seja realizada. Gostaria que eles (vereadores) vissem a situação do nosso bairro quando chove”, observa Muniz.

Alguns parlamentares não acreditam que uma expansão urbana resolva os problemas de infraestrutura do referido bairro. Davi da Rádio (DEM) em uma das sessões da Câmara afirmou que seria uma atitude ilegal. “O Poder Executivo disse que a Operação Consorciada não é possível, pois o Plano Diretor está vencido. Só que também é ilegal se fazer a expansão urbana pelo mesmo motivo, ou seja, com o plano diretor vencido. Não há a possibilidade de ampliar o bairro Benvenuto com a Operação Consorciada, mas não há também como expandir com o plano diretor vencido”, comparou.

E indagou, “até quando o Poder Executivo vai usar o sofrimento dos moradores para aprovar a expansão urbana”?

O petebista Rodrigo de Faveri comumente defende a discussão do tema. “Tivemos uma evolução considerável com relação à redução do perímetro urbano. Isso aqui não é uma queda de braços. Isso aqui é um trabalho em conjunto para o bem da cidade, democraticamente debatido”, considerou. Ele crê que muitas “brigas” acontecerão nas próximas sessões, porém, argumentou que tudo apontará para um bem comum, “para que um Projeto de Lei seja analisado criteriosamente”.

Lucas Sia (PSD) pontuou questões sobre o Plano Diretor de Artur Nogueira. “O Plano Diretor é o plano máximo da política urbana e está respaldado pela Constituição Federal. Ou seja, é impossível fazer uma expansão urbana com o Plano Diretor vencido. Seria uma expansão irresponsável que poderia não caber nos limites de nosso município”, alegou.

Após a finalização das obras de instalação das tubulações de esgoto, os moradores do bairro Benvenuto vão ter que aguardar o Serviço de Água e Esgoto de Artur Nogueira (Saean) efetuar a ligação das residências à rede de esgoto.

O trabalho de melhoria no bairro Benvenuto está somente no começo, pois para solucionar o problema de infraestrutura, os munícipes aguardam também a instalação de sargetas e a aplicação de asfalto por parte da Prefeitura, para que desta forma, a lama em dias de chuvas possa ser evitada.

Leia mais

Artur Nogueira recebe 1,9 milhão para obras de infraestrutura

“Será que a prefeitura quer resolver o problema do Benvenuto?”, questiona Faveri

Vereadores indicam maneira de melhorar infraestrutura do Benvenuto em Artur Nogueira

Lama e enxurrada prejudicam moradores de Artur Nogueira

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.