22/08/2013

Apae promove semana de inclusão social em Artur Nogueira

Associação está recebendo alunos de escolas públicas e privadas

Rafaela Martins

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Artur Nogueira está participando da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que conta com visitações de alunos de escolas públicas e privadas do município.

As visitas começaram na última segunda-feira (19) e vão até o dia 2 de setembro. Por dia, a associação tem recebido cerca de cem crianças, que são convidadas a conhecerem várias atividades desenvolvidas pelos alunos da APAE. A visitação acontece das 8h às 9h30 e das 14h às 15h30.

Os visitantes do 4º e 5º anos das escolas públicas e privadas estão participando de oficinas de confecção, papel reciclado, pintura em caixas, guardanapos e artesanatos em geral. Juntamente com os visitantes, os alunos da APAE desenvolvem e mostram como são feitos vários trabalhos que são disponibilizados na loja da associação.

ApaeApaeApaeApae Apae

Segundo a diretora da APAE, Rosana Silva Porto, o objetivo das visitas é fazer com que as escolas conheçam o trabalho desenvolvido pelos alunos com deficiência. “É importante que o aluno da escola pública ou privada conheça o trabalho desenvolvido pelos alunos da APAE e visualize que os nossos alunos talvez consigam se alfabetizar, porém, tem habilidades que sobrepõe o saber ler e escrever. E também entendam que é preciso trabalhar com igualdade as diferenças”, explica Rosana.

A APAE já recebeu os alunos da EMEF “Alcídia T. W. Matteis”, EMEF “Aparecida Dias dos Santos” e EMEF “Edmo Wilson Cardoso”, sendo esperada a participação de outras escolas do município.

Após as participações nas oficinas, os visitantes assistem um vídeo com objetivo de mostrar as diferenças na sociedade e assim desenvolver a inclusão de alunos especiais. Segundo a professora Elza Aparecida Torquatto, da EMEF “Edmo Wilson Cardoso”, essa iniciativa traz benefícios para as crianças, tanto na socialização quanto no aprendizado de práticas sustentáveis. “Eles tem curiosidade de conhecer os alunos da APAE, então essa oportunidade abre portas para que eles se conheçam, além de aprenderem a lidar com os produtos de reciclagem e se conscientizarem”, conta a professora Elza.

A associação vem trabalhando a inclusão de alunos especiais na área social da comunidade, batendo de frente com a ideia de inclusão radical nas escolas públicas, determinada pelo senador José Pimentel. Os protestos feitos na última quarta-feira (14) mostraram que a APAE deseja a inclusão, mas que essa seja feita de forma cautelosa. “Essa inclusão deve ser feita devagar e não radicalmente. O que nós estamos trabalhando aqui é uma semana social para que eles tenham conhecimento do que é uma APAE e saber que existem diferenças e que devemos lidar com elas, mas nada muito brusco”, declara Rosana.

Apae


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.