03/03/2020

APAE de Artur Nogueira recebe cinemateca como incentivo à cultura

Cerca de 200 discentes serão beneficiados com a novidade

Isabella Anunciação

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Artur Nogueira inaugurou nesta terça-feira (3) uma cinemateca – um espaço educativo dedicado à leitura e ao cinema. O evento teve início com uma peça teatral e contou também com a participação do Coral da APAE. A cerimônia recebeu aproximadamente 100 pessoas. Contudo, a instituição contém cerca de 200 discentes que serão beneficiados com a novidade.

A APAE foi fundada há 34 anos e oferece diversos projetos e serviços destinado ao deficiente intelectual e/ou múltipla. Conforme a direção, a instituição busca através de parcerias e convênios garantir e defender os direitos dos seus usuários através de ações complementares ao trabalho prestado. Com isso, o objetivo da cinemateca é trazer ainda mais oportunidades de desenvolvimento para os envolvidos. “Queremos desenvolver conhecimento e uma interatividade aos alunos. Pois são poucos que tem oportunidade acessível parecido com a tela de cinema. O objetivo principal também é trazer essa interação e inclusão social”, afirma o diretor Carlos Antônio da Silva. “Queremos estender isso.  Temos planos de fazer uma interação com outras escolas, para eles terem acesso a cinemateca também”, complementa.

Além de ampliar o acesso à cultura por meio de estrutura de cinema e livros, a cinemateca também é motivo de satisfação para os familiares dos alunos. “Excelente programa! Vai acrescentar bastante a APAE. A gente sempre quer ver o melhor para eles (alunos). Isso é uma coisa muito boa culturalmente e socialmente falando”, comenta a irmã de um dos alunos Mercedes Pereira.

Guilherme Andrade Paulino faz parte do corpo docente da associação. Para ele, é importante inovar na educação das crianças. “Nossa expectativa é trazer coisas novas para as crianças, coisas que eles podem trazer para a rotina, principalmente que estimule a cultura, leitura e filmes”, comenta.

A cinemateca é uma realização do Governo do Estado de São Paulo com patrocínio da Kurita e produção da incentiva.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.