20/02/2020

Aos 86 anos, Lelo mantém viva a tradição da Vaca em Artur Nogueira

Geraldo Townsend acompanha o Bloco da Vaca há 50 anos

Da redação

Geraldo Townsend, mais conhecido em Artur Nogueira como Lelo, é o integrante que está há mais tempo ligado ao Bloco da Vaca, Patrimônio Cultural e Imaterial da cidade. Lelo contou ao Portal Nogueirense um pouco sobre sua história e trajetória junto ao bloco.

Lelo atualmente tem 86 anos. Natural de Americana (SP), ele reside em Artur Nogueira há 50 anos, quando chegou ao município para trabalhar na lavoura e exercer a função de representante comercial no ramo de adubos e insumos agrícolas.

Casado com Maria Antonieta Albieiro Townsend, o casal teve três filhos: Mauro Antônio, de 64 anos; José Sidney, de 62; e Geraldo Cesar de 60. Lelo acompanha o trabalho do Bloco da Vaca há 50 anos e atua na organização há duas décadas. Esse ano (2020), o Bloco da Vaca completa 90 anos, em 2015 ele foi tombado como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado de São Paulo, e desde 2012 já havia sido reconhecido como Patrimônio Cultural e Imaterial de Artur Nogueira.

Lelo, que hoje tem a imagem diretamente ligada ao Bloco da Vaca no município nogueirense, relata como é essa relação entre ele, o bloco e próprio Carnaval. “Passei a gostar do Carnaval depois que assisti a festa aqui na cidade. Comecei a acompanhar o bloco, ajudar a fazer as vacas e estou até hoje. Comecei tudo a convite do Didi Caetano, ajudando ele a cortar os cipós. Ele parou e eu continuei. É um prazer pra mim ver os companheiros trabalhando e construindo as vacas, é uma diversão ver as pessoas correndo com elas na avenida, tomando tombo”, comenta aos risos.

A primeira confecção da vaca foi em 1928, quando o bloco ainda se chamava Banda do Boi, mas o primeiro registro fotográfico oficial, presente no livro de Artur Nogueira, ocorreu em 1930. Produzidas com base de cipó, cabeça de vaca, revestida com espuma e pintada a mão, ela costuma ter, em média, 30kg.

O patriarca do Bloco da Vaca diz que a tradição do grupo deve ser mantida, pois ela se confundi até mesmo com a história da cidade. “Eu acho importante manter essa tradição, não pode acabar, são 90 anos de Carnaval e Bloco da Vaca. É o maior divertimento pra mim, um prazer, e uma tradição do município. Me sinto feliz em participar disso”, completa Lelo.

É importante que, as pessoas que conhecem ou que passam a conhecer o Bloco da Vaca e o Carnaval nogueirense, saibam que boa parte desse trabalho realizado ao longo de décadas, foi resultado das mãos de Geraldo Townsend, o Lelo. Sempre com simpatia e um sorriso cativante no rosto, ele estará mais uma vez na avenida, dando força para o Carnaval de Artur Nogueira e puxando com maestria o tradicional o Bloco da Vaca.

Leia mais:

Bloco da Vaca completa 90 anos de tradição no Carnaval de Artur Nogueira

…………………………

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.