28/05/2015

Assista o vídeo completo do Fórum Trânsito Seguro em Artur Nogueira

Evento reuniu aproximadamente 100 pessoas na Câmara Municipal e contou com a participação de autoridades e especialistas.

O Fórum Trânsito Seguro em Artur Nogueira reuniu aproximadamente 100 pessoas no plenário da Câmara Municipal de Vereadores na noite da última quarta-feira (27) para discutir alternativas de segurança no município. Autoridades e especialistas estiveram presentes e contribuíram para a discussão. O evento organizado pelo Portal Nogueirense faz parte do movimento Maio Amarelo, que em todo este mês realiza ações de conscientização no trânsito.

Participaram do Fórum o major Medeiros, do 19º batalhão da Polícia Militar; coordenador de tráfego da Rota das Bandeiras, Murilo Perez; presidente do Liberdade Motoclube, Zé Creme, presidente da Câmara dos Vereadores, Josmar Luck; secretário de Trânsito de Artur Nogueira, Alcir Caetano; Tenente Becker, do 4º Batalhão de Polícia Rodoviária; instrutor e educador de trânsito Gerson Jorge da Silva; presidente do Conseg de Artur Nogueira, Médico cirurgião Zildomar Deucher, do Hospital Bom Samaritano; Denisar Franco; presidente do Artur Nogueira Bike Clube, André Cardona; e o advogado Wellington Luiz da Silva. O prefeito Celso Capato inicialmente havia confirmado participação no evento por meio de sua assessoria, mas cancelou horas antes do início do Fórum.

IMG_8828

Durante o debate foram apontados problemas relacionados à imprudência, fiscalização, educação, direitos e deveres de cada agente no trânsito. O debate foi guiado por meio de perguntas feitas pelo jornalista Alex Bússulo, internautas e também plateia.

IMG_8571a

Um dos pontos frisados foi sobre os motoristas que combinam direção e álcool. “Ela [pessoa que bebe e dirige] sabe que poderá praticar um ato ilícito. Motoristas que ceifam a vida de pais de família porque estão vindo de baladas causam um impacto na vida da vítima. Esse é o sentimento de impunidade subjetivo. Mas de forma técnica ele será julgado por isso”, apontou o advogado Wellington Silva. Segundo o major Medeiros, que completou a sentença, a situação é preocupante. “É preciso trabalhar a conscientização do povo. Verificamos com uma certeza tristeza que, embora haja um esforço do poder público e da polícia, ainda lutamos pela conscientização de todos”.

Ainda no primeiro bloco a mesa debateu sobre os principais causadores de acidentes no município.

Dois alunos do Colégio Anglo fizeram uma intervenção com um jogral. Na passagem de bloco, eles leram o texto produzido por eles que apontava medidas simples de se evitar acidente, como o uso de cinto de segurança e da cadeirinha para crianças.

IMG_8390

Na segunda parte do evento foram tratados assuntos pontuais. Um dos muitos questionados, inclusive pelos internautas que enviaram perguntas, foi o presidente do Liberdade Motoclube, Zé Creme. Em relação a campanha do agasalho realizada pelo grupo no último domingo, Zé Creme respondeu sobre os motoqueiros que foram flagrados em irregularidades. “Esses indivíduos que apareceram, surgiram quando nós saímos”, respondeu em tom crítico. “Eu tenho certeza que essa minoria que fez isso são vândalos.”

IMG_8641

 A Rota das Bandeiras também foi alvo de críticas. Segundo dados levantados pelo Portal Nogueirense nos últimos dez meses três pessoas morreram na Rodovia Zeferino Vaz atropeladas próximo ao bairro da Parada, onde há tempos moradores pedem uma nova passarela.

De acordo com o coordenador de Tráfego da Rota das Bandeiras, Murilo Perez, a concessionária recebeu solicitação da Prefeitura de Artur Nogueira para a construção de um retorno e uma nova passarela, no entanto, por não estar previsto em contrato a realização da obra, a solicitação foi enviada à Artesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos de Transporte do Estado de São Paulo) para análise. Perez  afirma que só após autorização da autarquia a concessionária poderá então fazer a obra. Questionado sobre o empenho da Rota das Bandeiras na resolução do caso, Perez alega que a empresa faz acompanhamento sistemático junto à Artesp para definir a situação do Bairro da Parada.

IMG_8467

Na deixa, o presidente do Conseg, Denisar Franco, rebateu à Rota, e disse que ela tem corresponsabilidade nos acidentes fatais. O representante da Rota não se pronunciou a respeito.

O evento contou ainda com uma intervenção do Movimento Cultural Brincantti, protagonizado pela atriz Laine Queiroz, que interpretou um palhaço guarda de trânsito. Por meio da encenação ela mostrou orientações básicas para manter a segurança aos pedestres e motoristas.

IMG_8490[1]

No ponto auge Thais Kuhl, que no ano passado sobreviveu a um acidente com vítimas fatais, deu testemunho da sua experiência. No relato ela apelou para que as pessoas prestem mais atenção ao trânsito, usem cinto de segurança e não bebam, já que o acidente dela foi causado por esses fatores. A mãe dela completou: “Jovens, pensem nos seus pais que ficam em casa esperando vocês. Eles querem que vocês voltem. Eles não querem receber a notícia de que acabou a vida de vocês. Usem cinto de segurança. Se vocês verem a Thais, ela era uma jovem que saía todo final de semana e agora está um ano se recuperando. Para se divertir não precisa de bebida.”

IMG_8451

Ao final do evento foram abertas perguntas para o público.

IMG_8566

O Fórum contou com o apoio do Supermercado Buona Gente, da Imobiliária Paulo Valim, do Colégio Anglo e da Prefeitura.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.