05/07/2012

Antigo prédio da Biblioteca Municipal não tem prazo para reabertura

Local está fechado desde o ano passado devido às más condições físicas

Quézia Amorim

É impossível transitar pela Avenida Dr. Fernando Arens, em Artur Nogueira, e não notar o prédio da Biblioteca Municipal. Considerado um dos patrimônios históricos do município, o local desperta a atenção das pessoas por causa da arquitetura peculiar.

A Biblioteca foi inaugurada em 1976 e, desde então, nunca passou por reforma ou manutenção.


Acima: foto da Biblioteca antes de ser fechada

Situação

No ano passado a biblioteca foi fechada devido às más condições na estrutura física. Atualmente o prédio possui rachaduras nas paredes, forro de madeira deteriorado por cupim, basculantes com vidros quebrados, salas com livros e arquivos empoeirados e algumas mesas e cadeiras quebradas.

Acima: Situação atual do prédio na Avenida Dr. Fernando Arens, no centro 

Restauração

Segundo a Secretaria de Obras e Engenharia de Artur Nogueira, o município não possui verba suficiente para restaurar o local, que, por ser patrimônio histórico, precisa de reforma que siga os moldes originais do prédio, o que custa caro e depende de trabalho minucioso.

O Secretário de Obras e Planejamento de Artur Nogueira, Fernando Arrivabene, afirma que obras emergenciais serão realizadas para que a estrutura do prédio da biblioteca não fique ainda mais comprometida. “Para estabilizar o problema da deterioração do prédio, faremos a manutenção do telhado, retirada da fiação elétrica, além da remoção do forro de madeira. Se tivermos que trocar o telhado, será trocado. Infelizmente o município não possui verba suficiente para a restauração completa da biblioteca, precisamos de emenda, o que possui prazo indefinido”, afirma.

Alternativa

Desde fevereiro do ano passado, os serviços e atendimento da Biblioteca Municipal estão sendo realizados no prédio que fica na Rua Adhemar de Barros, n° 1897, no Jardim Wada.

A biblioteca possui um acervo de 15 mil livros, 1350 recortes de periódicos e 1780 livros de bolso.


Acima: foto do prédio provisório alugado 


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.