06/09/2016

Alunos montam hortas em projeto de Educação Ambiental da Escola Montessori

Conheça o projeto interdisciplinar que está mudando a rotina das crianças da instituição

Informe publicitário

A Educação Ambiental é um dos tópicos mais importantes a serem absorvidos pelas crianças, o que inclui explorar sua relação com a natureza e os impactos que suas ações podem causar no sentido ecológico. É aí que os projetos de hortas da escola Montessori se inserem. Eles aproximam os estudantes da realidade, fazendo com que as crianças criem hábitos sustentáveis e ecologicamente corretos.

Promovendo e incentivando essa conscientização e prática, a escola Montessori desenvolveu essa atividade juntos com seus alunos, aproveitando o privilegiado espaço verde que existe dentro da escola.

20160902_074902 - Copia-1473175325

A horta serve de objeto de estudo interdisciplinar. Os alunos discutem temas como alimentação, nutrição e ecologia, que, aliados ao trato com a terra e plantas, geram situações de aprendizagem reais e diversificadas. Assim, os educadores devem dar o máximo de responsabilidades às crianças, inserindo-os nas discussões sobre o rumo do projeto e cuidados com as plantas.

A prática do projeto consiste na formação da horta, feita pelo Sr. Luiz. Em seguida é realizado o reconhecimento das mudas e, por fim, o plantio pelos próprios alunos. A partir disso, todo o processo até a colheita será assistido pelos estudantes, criando toda a expectativa e cuidados que envolvem a todos. E, no final, todos poderão saborear dos legumes plantados por eles mesmos. Um projeto que realmente desperta um interesse especial por parte dos alunos.

Entre os benefícios alcançados com o projeto horta Montessori, se destacam a produção e consumo de alimentos naturais pelos alunos, atividades ligadas à culinária na escola, troca de conhecimentos, inserção de assuntos como a economia doméstica, a influência nas escolhas alimentares das crianças, além de apresentar na prática as consequências que ações do homem têm em relação ao meio ambiente.

20160902_133353-1473175025

As hortas também podem inserir a comunidade, trazendo para o projeto os pais e familiares dos alunos. As crianças servem de multiplicadores, porque levam o que aprendem na escola para casa e, deste modo, a influência da horta não se restringe à escola.

O resultado do projeto horta na escola Montessori são alunos mais conscientes, que levam para a vida ensinamentos ecológicos, amplificando a necessidade de uma mudança de postura que é preciso implantar na sociedade com relação à natureza.

Parabéns a todos os alunos do Montessori e a toda a equipe que desenvolvem esse rico projeto ecológico.

20160902_133338-1473175017

A Escola Montessori está localizada na Rua Rui Barbosa, 632. Telefone: (19) 3877-2061.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.