19/09/2019

Alunos de Artur Nogueira são semifinalistas no concurso EPTV na Escola

20ª edição do concurso tem o tema “Quando a mentira parece a verdade”; Objetivo da atividade é gerar reflexão sobre fake news

Da redação

Três estudantes de Artur Nogueira, incluindo um aluno e uma aluna de uma escola particular, também uma aluna de uma escola estadual, foram classificados para a etapa de semifinalistas no concurso EPTV na Escola, realizado anualmente pela emissora de Campinas (SP). O resultado foi divulgado na última segunda-feira (16).

O concurso EPTV na Escola, que está em sua 20ª edição, nesse ano tem o tema: “Quando a mentira parece a verdade”, que aborda a divulgação e disseminação de fake news (notícias falsas) na sociedade. O concurso tem como objetivo gerar reflexão entre os estudantes sobre o que são as fake news, por qual propósito elas costumam ser divulgadas e como identificar e se proteger desse tipo de conteúdo.

Em uma redação, os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, inscritos no concurso, discorreram sobre a reflexão diante do referido assunto em pauta. Os textos então passaram por uma avaliação da equipe jornalística da EPTV, que fez uma seleção das melhores redações.

Entre os textos selecionados para a semifinal do concurso estão aqueles que foram produzidos pelos estudantes Guilherme Henrique Baltazar Oliveira (redação: ‘O presente, o futuro e o que vem por aí’) e Maria Luíza Tagliaferro (redação: ‘A urgência da superficialidade’), ambos alunos da Escola Anglo e; outro escrito por Stefani Poliana Gomes Costa (redação: ‘Só a verdade interessa’), aluna da Escol Estadual Magdalena Sanseverino Grosso. Os três candidatos têm como professor o educador Paulo Munhoz.

A diretora da unidade escolar Magdalena Sanseverino Grosso, Quelli Cristina dos Santos, que teve uma aluna da unidade como destaque no concurso, salienta que o resultado da estudante representa o ensino e o aprendizado de qualidade dedicado em sala de aula. “Fazer parte da Educação é poder vivenciar momentos de ensinamento e acompanhar, através da persistência, amor e paciência, o despertar dos alunos para suas conquistas, suas descobertas. E desta vez, a conquista pertence à nossa querida aluna Stefani, que vem ao longo de anos demonstrando muita competência e seriedade para com os estudos. Parabéns pelo empenho e que seja só o começo de muitas conquistas. Aplausos para o nosso professor Paulo Munhoz, que sabe com destreza usar as palavras para cativar, incentivar e proporcionar aos alunos uma educação de qualidade”, declarou.

O professor Paulo Munhoz, que dedica o ensino aos estudantes classificados, considera que os alunos que se destacaram na atividade têm se empenhado nos estudos e estão colhendo os frutos deste empenho. “Além da alegria de ter pelo décimo ano consecutivo alunos do Anglo classificados para a semifinal do concurso EPTV na Escola, este ano a emoção foi especial, a querida Stefani Poliana fez história, sendo a primeira aluna do Magdalena a ser classificada para a fase final do concurso. Muito orgulho de ter orientado os três alunos representante de Artur Nogueira na semifinal mais importante e tradicional concurso de redação da região. É isso aí, dedicação e amor dando bons frutos, seja na escola pública ou particular. Gratidão”, descreveu o educador.

Para a próxima etapa do concurso, a EPTV promoverá uma comissão mista que escolherá as dez melhores redações de alunos da região que estão participando da atividade. A avaliação partirá de um juri formado por pessoas da área educacional e por profissionais que atuam em atividades relacionados ao assunto.

A divulgação dos dez finalistas será promovida nos telejornais da EPTV no dia 23 de outubro e no site da emissora (clicar em Campinas). Os estudantes finalistas participarão da realização de uma reportagem, em sua respectiva cidade, com uma equipe da EPTV. Os finalistas também terão um dia de comemoração e solenidade na sede da emissora para a entrega dos prêmios, com direito a um acompanhante, de preferência o pai, mãe ou responsável maior de 21 anos.

Como premiação, o 1º ao 10º colocado no concurso ganhará um televisor HD, além de certificado de participação; os professores e orientadores dos finalistas deverão receber um Kindle (livro eletrônico) e certificado de participação. O diretor da escola do 1º colocado também receberá um Kindle e, a escola do 1º colocado, ganhará um data show.

……………………………………

Tem uma sugestão de entrevista? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.