13/11/2019

Alunos da rede municipal de Artur Nogueira recebem medalhas em projeto da Agência Espacial

Entrega aconteceu na manhã desta quarta-feira (13) no Salão Paroquial João Paulo II

Da redação

Na manhã desta quarta-feira (13), aconteceu a entrega de medalhas da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) aos alunos da rede municipal de ensino de Artur Nogueira. A entrega aconteceu no Salão Paroquial João Paulo II e contou com a presença de autoridades, professores, gestores e familiares.

A OBA e a MOBFOG acontecem anualmente através da Agência Espacial Brasileira e é organizada por uma Comissão de Astrônomos e Engenheiros pertencentes à Sociedade Astronômica Brasileira. As atividades são realizadas com alunos do Ensino Fundamental e Médio de todo o Brasil.

O objetivo dos eventos é estimular o interesse de crianças e jovens pela astronomia, astronáutica e ciências afins, assim como promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa mobilizando os alunos, professores, coordenadores, diretores e familiares.

As provas são realizadas em 4 níveis distintos: Nível I (alunos de 1º ao 3º ano), Nível II (alunos de 4º e 5º ano), Nível III (alunos de 6º ao 9º ano) e também, Nível IV (alunos de Ensino Médio). Os conteúdos das provas são compatíveis com os abordados nos livros didáticos e no planejamento anual das escolas e é feita online.

Após a realização das avaliações, os alunos com as maiores notas são premiados com medalhas de ouro, prata e bronze e os demais recebem certificados de participação. Para a secretária de Educação, Elaine Vicensotti Boer, essa é uma maneira de incentivar e despertar nos alunos o interesse pelo assunto. “No início, nós recebíamos cerca de 20 ou 30 medalhas. Hoje foram entregues 150. É um orgulho imenso ver o crescimento deste projeto. Parabéns à toda equipe”, disse.

O prefeito Ivan Vicensotti (PSB) também esteve presente na ocasião e ajudou na entrega das medalhas. “É nítido a satisfação das crianças e dos pais ao receberem as medalhas. Nossa secretaria de Educação tem feito um ótimo trabalho, e para ver isso, basta olhar o sorriso de cada aluno ao ver seu esforço sendo reconhecido”, declarou.

Além da olimpíada, aconteceu também paralelamente à cerimônia a Mostra Brasileira de Foguetes que tem por objetivo o estímulo à astronomia física com a construção e lançamento de foguetes que os alunos constroem em parceria com suas famílias e professores. A atividade também é classificada por níveis conforme a faixa etária dos alunos.

……………………………………

Tem uma sugestão de entrevista? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.