12/12/2012

Aluno nogueirense se destaca na Olimpíada de Matemática

Pela terceira vez, Sérgio Filho conquista medalha de bronze

O estudante Sérgio Ferreira Batista Filho, de 16 anos de idade, conquistou medalha de bronze na oitava edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O nogueirense estuda no 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Prof. José Apparecido Munhoz, localizada no Jardim Conservani, e foi o único medalhista de Artur Nogueira em 2012.

Sérgio passou pela primeira fase da Olimpíada  onde todos os alunos participam, e teve um bom desempenho na segunda fase. Dedicação aos estudos é o segredo do jovem, segundo a própria professora de matemática do nogueirense. “Ele é um aluno muito aplicado e disciplinado. Tira prova real de todos os exercícios que faz para comprovar se a atividade está correta ou não. Gosta de estudar e não deixa nenhuma lição, seja ela de sala ou de casa, sem fazer”, afirma a professora Irani Ap. Benvenuto.

Essa foi a terceira vez que o aluno conquistou medalhas. Em 2009 e 2011, o nogueirense se saiu bem nas contas e foi homenageado com outras duas medalhas de bronze, que guarda com muito orgulho. “Sempre me identifiquei com a área das exatas. Matemática sempre foi o meu forte. Tem muita gente que só estuda para tirar boas notas. Eu estudo para levar conhecimento para toda a minha vida”, afirma Sérgio.

Essa paixão pelos estudos sempre acompanhou o jovem. “Quando ele estava no pré lll já sabia fazer contas. Quando está nas férias, ele passa a maior parte do tempo estudando. Sempre foi um menino curioso e cheio de perguntas na cabeça”, afirma a mãe de Sérgio, Catarina Porfirio Ferreira.

A diretora da escola Prof. José Apparecido Munhoz, Zenaide Mengue Benevides, afirma que o sucesso do jovem também se deve a dedicação dos pais. “É notório o incentivo da família na vida escolar do Sérgio. Nos dias de hoje é de tamanha importância que os pais participem e motivem os filhos a querer aprender. Isso faz toda a diferença”, afirma Zenaide.

Além das medalhas, Sérgio também ganha a oportunidade de fazer o curso de Iniciação Científica da Unicamp, em Campinas, além de uma ajuda de custo para os estudos.

Segundo a professora coordenadora do Munhoz, Ângela de Oliveira, Sérgio tem um diferencial da maioria dos alunos. “O que mais podemos perceber é a falta de interesse nos estudos por parte dos estudantes. Isso ocorre porque muitos não enxergam uma ligação no que é ensinado pelos professores com o mercado de trabalho. Na verdade, para um profissional alcançar sucesso ele deve ter uma base educacional bem sólida. O Sérgio reconhece e sabe da importância dos estudos na vida de uma pessoa”, afirma a coordenadora.

Assim como nos anos passados, o aluno nogueirense deve receber a medalha no início de 2013, em uma cerimônia com várias autoridades na área da Educação, no Memorial da América Latina, em São Paulo. “Quero estudar ainda mais. Em 2013 quero conquistar medalha de prata e em 2014, fechar com uma medalha de ouro”, finaliza Sérgio.

A olimpíada

A OBMEP é um projeto do Governo Federal que tem como objetivo estimular o estudo da Matemática e revelar talentos na área. Iniciada em 2005, vem crescendo a cada ano criando um ambiente estimulante para o estudo da Matemática entre alunos e professores de todo o país.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.