08/09/2019

Alunas da rede municipal de Artur Nogueira se destacam na fase estadual da Olimpíada de Informática

Estudantes do 5º ano matutino da Emeief Professora Aparecida Dias dos Santos agora se preparam para a fase nacional do exame

Da redação

Duas alunas da rede municipal de ensino de Artur Nogueira se destacaram na fase local e estadual da 21ª Olimpíada Brasileira de Informática (OBI). Agora elas buscam se preparar para concorrer à fase nacional do exame, que acontece no próximo dia 14 de setembro.

As alunas Camilli Macedo Barbosa, de 11 anos e, Nadja Nikelly Barbosa Cordeiro, de 10 anos, são alunas do 5º ano matutino da Emeief Professora Aparecida Dias dos Santos, situada do Parque Laranjeiras, em Artur Nogueira. Elas se inscreveram para a ca tegoria de Iniciação Junior da Olimpíada Brasileira de Informática, que teve as inscrições abertas em abril.

Após prestarem os exames da modalidade Local no dia 23 de maio e na modalidade Estadual em 21 de agosto  da Olimpíada, as estudantes agora aguardam pelo exame da categoria Nacional, que acontece no dia 14 de setembro. O prova é aplicada com questões de raciocínio lógico. As alunas estão sendo preparadas pela professora Raquel Pierini dos Santos.

“O sentimento de ter alunos da escola participando é de muito orgulho, pois tivemos 14 estudantes classificados para a etapa Estadual e, agora, duas alunas conseguiram se classificar para etapa Nacional. Isso é muito gratificante. Não posso deixar de citar e agradecer às professoras dos 5º anos, que se empenharam em participar e preparar os alunos”, destacou Edilene dos Santos Pinheiro, diretora da Emeief Professora Aparecida Dias dos Santos.

A Olimpíada Brasileira de Informática é dicidia entre as categorias de Iniciação Nível Junior (alunos do quarto e quinto anos do Ensino Fundamental), Iniciação Nível 1 (alunos do sexto e sétimo anos do Ensino Fundamental), Nível 2 (alunos do oitavo e o nono anos do Ensino Fundamental), Programação Nível Júnior (alunos até o nono ano do ensino fundamental (alunos de anos anteriores também podem participar), Nível 1 (alunos até o primeiro ano do Ensino Médio (alunos do Ensino Fundamental também podem participar) e Nível 2 alunos até o terceiro ano do ensino médio (alunos de anos anteriores também podem participar) e Nível Sênior alunos do quarto ano do Ensino Técnico e alunos cursando pela primeira vez o primeiro ano de um curso de graduação.

A Olimpíada Brasileira de Informática é realizada pelo Instituto de Computação da Unicamp, com apoio da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Se trata de uma competição organizada nos moldes das outras olimpíadas científicas brasileiras, como por exemplo, a de Matemática, Física e Astronomia. O objetivo da OBI é despertar nos alunos o interesse pela ciência da computação através de uma atividade que envolve desafio, engenhosidade e uma saudável dose de competição.

Premiação

Todos os participantes da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) receberão certificados de participação. Os melhores colocados de cada modalidade receberão ainda medalhas de ouro, prata e bronze.

Os melhores colocados das modalidades Iniciação e Programação (exceto os do Nível Sênior) serão convidados para a Semana Olímpica da OBI, no Instituto de Computação da Unicamp, em Campinas (SP), à qual os alunos participam de cursos e treinamentos em vários níveis, do básico ao avançado.

Os estudantes da modalidade Iniciação participarão de Cursos de Introdução à Programação; os alunos da modalidade Programação participarão de Cursos de Programação Avançada. Os cursos serão ministrados no Instituto de Computação da Unicamp e acontecerão em datas divulgadas oportunamente.

Para os alunos da modalidade Programação nível 2, haverá, durante o Curso de Programação Avançada, uma seleção para escolher os quatro alunos integrantes da equipe brasileira na Olimpíada Internacional de Informática, que conta com a participação de equipes de mais de 80 países.

Interessados em saber mais sobre a Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) devem acessar a página do evento pela internet.

…………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.