04/03/2019

AlfaCitrus apoia iniciativa que valoriza frutas saudáveis

O greening, grande ameaça a citricultura, tem alarmado produtores dos frutos no estado de São Paulo

Informe publicitário

Uma grande ameaça a citricultura tem alarmado produtores dos frutos no estado de São Paulo. Trata-se do greening, uma doença que não afeta a saúde humana mas acomete árvores frutíferas deformando e deteriorando laranjas, tangerinas e limões. A AlfaCitrus, uma das cinco maiores beneficiadoras de laranjas e tangerinas do Brasil, participa de um projeto do Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) que valoriza frutas saudáveis ao cortar árvores que não passaram pelo controle químico e servem de fonte de alimentação e reprodução do Psilídeo, inseto que transmite o greening.

Engana-se quem pensa que o greening afeta somente os produtores rurais. Dentre os prejudicados pela doença estavam as crianças de uma creche na cidade de Botucatu (SP). Os pequenos contavam com os limões do quintal para tomarem o suco na hora do lanche. Com a infecção dos limoeiros fez-se necessário cortá-los para impedir que a enfermidade se alastrasse. Após a visita de participantes do Fundecitrus, foram eliminados os focos da doença com o corte das árvores. Mas esta história felizmente não termina com a criançada sem suco fresquinho. A AlfaCitrus fez questão de doar mudas saudáveis para serem plantadas e passou a entregar frutas frescas semanalmente para o lanche das crianças.

Anderson de Sales Melo, administrador de fazenda da AlfaCitrus, ressalta a importância de eliminar as árvores doentes para proteger as plantações de cítricos.

“Trabalhando unidos e conseguindo cuidar do entorno é possível garantir que tenhamos a citricultura por mais tempo garantindo a subsistência das famílias que trabalham na região.”

 Anderson ainda comenta sobre a alegria de contribuir para as crianças terem um suco de qualidade.

“A gente vai ser beneficiado por tirar essas plantas doentes diminuindo o hospedeiro que poderia levar a praga para nossa plantação e vamos estar conseguindo ajudar estas crianças fornecendo as laranjas para um suco de qualidade e nutritivo.”


ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.